Hospitais de São Paulo dão oficinas de culinária para pacientes de câncer e acompanhantes

Folha de S. Paulo

qua, 05/08/2009 - 8h10 | Do Portal do Governo

Pacientes com câncer podem sofrer dificuldades para se alimentar. Falta de apetite, alterações no paladar, náuseas e feridas na boca são alguns problemas que podem aparecer, dependendo do tipo de tumor e de tratamento. Para resgatar um pouco do prazer nas refeições, dois hospitais oncológicos de São Paulo passaram a oferecer oficinas gratuitas de culinária.

No Hospital A. C. Camargo, as aulas, mensais, são oferecidas desde março, voltadas para pacientes, cuidadores e pessoas da comunidade. Sopas, ervas e aproveitamento integral dos alimentos foram temas abordados.

“O paciente costuma se preocupar com o que poderá comer após receber alta. A ideia das oficinas é que ele leve para casa o prazer da mesa”, diz Mônica Lameza, responsável pelo Departamento de Nutrição do hospital.

Além de observar a preparação de pratos, os participantes podem degustá-los e recebem mais receitas. Informações no site hcanc.org.br, link “informações ao paciente”, ou pelo tel. 0/ xx/11/ 2189-5015). O A. C. Camargo quer oferecer, no início de 2010, oficinas de culinária para as crianças internadas.

Desde maio, o Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira) também oferece, em sua cozinha experimental, aulas de culinária mensais, voltadas para acompanhantes dos pacientes.

Segundo Suzana Camacho Lima, gerente de nutrição do Icesp, o estado nutricional adequado traz melhor resultado no tratamento. “A ideia é capacitar os cuidadores para que cuidem do paciente e também de si mesmos, prevenindo o câncer. Em vez de fazer só educação nutricional, selecionamos receitas e mostramos como prepará-las.”

Leite fortificado, comidas de festa junina e sopas foram temas das oficinas. Os ingredientes são escolhidos de acordo com suas propriedades funcionais, e as preparações levam em conta as limitações de alguns pacientes, como desnutrição e dificuldade para comer alimentos duros. “Ensinamos a enriquecer o leite integral com leite em pó, para aumentar as calorias, e trouxemos receitas de um doce pastoso, mais fácil de deglutir, e de quentão sem álcool, para as festas juninas”, exemplifica Lima.

No material de apoio recebido, ficam disponíveis as receitas e as propriedades funcionais do prato. Também há degustação.