Hospedaria dos Imigrantes agora tem acervo online

Podem ser consultadas informações sobre os estrangeiros que chegaram ao local entre 1882 e 1973, além de cartas, mapas e outros documentos

qui, 08/12/2011 - 16h28 | Do Portal do Governo

Do Estado de S. Paulo

Se você, como boa parte dos paulistas, tem um antepassado que passou pela antiga Hospedaria dos Imigrantes de São Paulo, saiba que está a um clique de distância de documentos que ajudam a contar a história de sua família. A partir de hoje, está no ar o novo site do Museu da Imigração, com todo o acervo da instituição, antes chamada de Memorial do Imigrante, digitalizado e disponível gratuitamente ao internauta.

No total, o www.museudaimigracao.org.br passa a abrigar 87.640 imagens históricas, 3.223 cartas, 2.824 mapas, 9.740 documentos iconográficos, 2.098 recortes de jornal e informações como nome completo, data de nascimento e origem dos cerca de 1,5 milhão de imigrantes que passaram pela hospedaria. “São estrangeiros que chegaram ao Brasil de 1882 a 1973”, diz o responsável pela digitalização dos dados, Lauro Ávila Pereira, diretor de Preservação e Difusão de Acervo do Arquivo Público do Estado.

Solicitado pela Secretaria de Estado da Cultura, o Arquivo do Estado assumiu a hercúlea tarefa de digitalizar toda a coleção. “Nossa equipe, de 22 pessoas, levou seis meses para efetuar todo o trabalho”, conta Pereira. Desde que o Museu da Imigração – cuja sede fica na Mooca, zona leste, no mesmo prédio que abrigou a Hospedaria dos Imigrantes – fechou para reforma, em julho do ano passado, esse acervo documental, aliás, está sob a guarda do Arquivo do Estado.

Orçada em R$ 7 milhões, a obra está prevista para ser concluída na metade do ano que vem, quando a instituição volta a ser aberta ao público.

Informações. O novo portal faz parte do projeto chamado Memória da Imigração. A ferramenta deve facilitar – e muito – a vida de quem busca informações sobre os antepassados, seja para saciar a curiosidade ou para solicitar uma cidadania estrangeira, por exemplo.

A Secretaria de Estado da Cultura vai apresentar o site – mostrando todas as sua funcionalidades e possibilidades – em cerimônia marcada para as 10h de hoje no auditório da Pinacoteca (Largo General Osório, 66, Luz).

Antes de digitalizar o material, o Arquivo do Estado fez a sua reorganização e intervenções de conservação e preservação documental. Todas as imagens foram escaneadas em alta resolução, para fins de arquivo, com uma réplica em formato mais leve, que é a disponível no site. “Com isso, garantimos não só a democratização plena do acesso a essas informações, como também conseguimos melhorar as condições de preservação desses registros”, comenta Pereira.

Busca específica. Além de oferecer um campo de pesquisa geral – por localidade ou por período -, a ferramenta permite buscas específicas entre as categorias de documentos disponíveis: cartas de chamada, registros de matrícula, requerimentos da Secretaria da Agricultura, Comércio e Obras Públicas, jornais – publicados por colônias de imigrantes entre 1886 e 1987 -, acervo cartográfico, como mapas e plantas de núcleos coloniais, e iconográfico – retratos de imigrantes, cartões-postais, fotografias de viagens e da antiga hospedaria.

A pesquisa com diferentes variáveis apresenta os resultados organizados em diversos critérios. Um exemplo: em registro de matrícula, pelo sobrenome é possível encontrar informações referentes à data de chegada, idade e familiares das pessoas que passaram pela Hospedaria de Imigrantes.

“Imagine só: são quase mil metros lineares de documentos que digitalizamos. Um acervo de valor incalculável, que ajuda a contar a história da formação de nosso Estado”, afirma Pereira. E o melhor: agora é possível consultar esse material sem precisar marcar hora, sair de casa ou enfrentar o pó dos documentos.