Hoje, PM começa às 14h fiscalização da lei seca em São Paulo

Folha de S. Paulo – sábado, 26 de julho de 2008

sáb, 26/07/2008 - 16h17 | Do Portal do Governo

Folha de S. Paulo

A Polícia Militar ampliou o horário de fiscalização da lei seca aos sábados. As blitze de hoje nas ruas de São Paulo já começam mais cedo, às 14h, e devem se estender até as 4h.

A Operação Direção Segura ocorrerá em locais da cidade com concentração de bares. A PM não divulgou os lugares, embora tenha dito que as ações serão em quatro pontos da cidade. As áreas de blitze poderão mudar no decorrer do dia. Não serão, segundo a PM, nos mesmos locais da fiscalização que ocorre à noite.

O horário foi ampliado em razão do grande movimento em bares, por exemplo, já no início da tarde de sábado. Nos outros dias de fiscalização -quinta, sexta e domingo-, a operação continuará no período habitual, das 22h às 4h.

Ao todo, 80 policiais militares vão participar das blitze.

Lei seca

A chamada lei seca passou a considerar crime conduzir veículos com qualquer teor de álcool no organismo.

A punição para quem não cumprir a lei será considerada gravíssima e prevê suspensão da carteira de habilitação por um ano, além de multa de R$ 955 e retenção do veículo.

A suspensão por um ano do direito de dirigir é feita a partir de 0,1 mg de álcool por litro de ar expelido no exame do bafômetro (ou 2 dg de álcool por litro de sangue). Acima de 0,3 mg/l de álcool no ar expelido (ou 6 dg por litro de sangue), a punição inclui também a detenção do motorista (de seis meses a três anos). O crime é afiançável -o valor pode chegar a R$ 1.200.

Antes da lei seca, somente motoristas com mais de seis decigramas de álcool por litro (o equivalente a dois chopes) de sangue eram punidos. A Operação Direção Segura já ocorria antes, mas se intensificou com a criação da lei.