Hoje é o último dia da campanha de vacinação contra a gripe

Correio Popular - Campinas - Sexta-feira, 6 de maio de 2005

sex, 06/05/2005 - 11h45 | Do Portal do Governo

A cobertura da vacinação contra gripe em idosos até quarta-feira superou a meta estabelecida pelo governo estadual em Campinas

Delma Medeiros
Da Agência Anhangüera

A cobertura da vacinação contra gripe em idosos até quarta-feira superou a meta estabelecida pelo governo estadual em Campinas. De 25 de abril, quando começou a campanha, até anteontem, o Município imunizou 57.205 pessoas acima de 60 anos, o que representa 57,3% dos estimados 99,8 mil idosos da cidade. ‘Os números são animadores e abrem a expectativa de mantermos o percentual de cobertura do ano passado, quando vacinamos 74% do público alvo’ , avalia a enfermeira sanitarista Maria do Carmo Ferreira, da Secretaria de Saúde. Hoje é o último dia da Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe em Idosos. Quem ainda não se vacinou, deve procurar uma unidade básica de Saúde e receber sua dose contra o vírus influenza, transmissor da gripe. A vacina está disponível nos 47 centros de saúde e 14 módulos de saúde da família instalados em Campinas, das 8h às 17h.

Maria do Carmo credita o aumento da adesão à constatação dos efeitos positivos da vacinação, iniciada em Campinas em 1998 e, no Brasil todo em 1999. ‘No início havia um certo receio da vacina provocar gripes ou reações adversas. Com a continuidade do programa, as pessoas foram percebendo os benefícios’ , afirma, lembrando que o principal objetivo da vacinação é evitar as complicações decorrentes da gripe, e as conseqüentes internações por problemas respiratórios. Uma pesquisa feita pela médica epidemiologista Maria Rita Donalísio, da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), aponta redução de 15% a 41% nos índices de internação de idosos, conforme a faixa etária e sexo. A pesquisa compara o volume de internações por doenças respiratórias antes e depois da campanha – em 1995 e 2002.

Isabel de Aguiar foi uma das que já se garantiu: ‘Desde que comecei a tomar vacina, não tive mais gripe’ , afirma.