Hidrovia amplia volume de carga

Gazeta Mercantil - São Paulo - Quarta-feira, 18 de agosto de 2004

qua, 18/08/2004 - 8h45 | Do Portal do Governo

A Hidrovia Tietê-Paraná apresentou aumento de 25% no transporte de cargas no mês de julho de 2004, comparado ao mesmo mês do ano anterior, superando a marca de um milhão de toneladas de cargas de médio e longo curso.

No último mês, o Departamento Hidroviário registrou o transporte de 106 mil toneladas de soja e farelo, contra 85 mil toneladas no ano passado. No primeiro semestre de 2003 foram transportadas 751 mil toneladas, enquanto que no mesmo período de 2004 foram 811 mil toneladas, resultando em um aumento de 8%.

Segundo o diretor do Departamento Hidroviário da Secretaria de Estado dos Transportes, Oswaldo Rosseto Júnior, está mantida a meta de 2 milhões de toneladas transportadas no ano de 2004. ‘O crescimento do transporte de cargas ocorreu especialmente por conta da performance do farelo de soja, que tem trazido significativos aumentos de movimentação na Hidrovia’, diz.

O processo do transporte de soja inicia-se no terminal de cargas de São Simão (GO) – complexo de terminais de embarque -, de onde os grãos saem, e prosseguem pela hidrovia, chegando aos terminais de Pederneiras e Anhembi (ambos em São Paulo), para posterior distribuição.

Características

A Hidrovia Tietê-Paraná tem ao todo 2.400 quilômetros de vias navegáveis, desde Piracicaba e Conchas (SP) até Goiás e Minas Gerais, ao Norte, e Mato Grosso do Sul, Paraná e Paraguai, ao Sul. Liga cinco dos maiores estados produtores de soja do País e é considerada, estrategicamente, a Hidrovia do Mercosul.