HC vai produzir medicamentos para detectar câncer

Destak

sex, 17/04/2009 - 9h55 | Do Portal do Governo

Por ano, hospital realiza 45 mil cirurgias e faz 65 mil internações

O Hospital das Clínicas (HC) comemora 65 anos no domingo com um projeto pioneiro: tornar-se o primeiro hospital público do país a ter uma Unidade de Produção de Radiofármacos, substâncias radioativas que permitem a detecção do câncer em estágio primário. A tecnologia será utilizada para atender pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para produzir os radiofármacos, o maior complexo hospitalar da América Latina receberá no mês que vem um aparelho cíclotron, um acelerador de partículas, doado pelo Hospital Sírio Libanês.

A Unidade de Produção de Radiofármacos deverá ser inaugurada em outubro e produzirá ao menos dez tipos de radioisótopos, elementos químicos usados em exames de diagnóstico por imagem.

O cíclotron produzirá flúor 2 – desoxiglicose (conhecido como FDG marcado). Ao ser injetada na corrente sanguínea, a substância se desloca rapidamente para onde há maior consumo de glicose, que é o principal alimento do tumor. Com isso, é possível detectar o câncer ainda no estágio inicial.