HC vai investir mais de R$ 1 milhão no Centro de Saúde Escola

Jornal A Cidade - Ribeirão Preto - Terça-feira, 10 de fevereiro de 2004

ter, 10/02/2004 - 11h08 | Do Portal do Governo

Jucimara de Pauda

A prefeitura de Ribeirão Preto, a USP (Universidade de São Paulo) e o HC (Hospital das Clínicas) de Ribeirão Preto firmaram ontem um convênio para atendimento no CSE (Centro de Saúde Escola) da Faculdade de Medicina que vai possibilitar a 138 mil pessoas da área oeste da cidade o atendimento secundário, isto é, o estabelecimento vai abrigar várias especialidades médicas. “Na realidade este convênio já existia, ele apenas está sendo renovado. A novidade é a entrada do Hospital das Clínicas na parceria”, diz Luiz Carlos Raya, secretário municipal da Saúde.

Pelo convênio anterior, atuavam no CSE (UBDS do Sumarezinho), a FMRP e a Escola de Enfermagem. Com este acordo, as intervenções ambulatoriais de nível secundário destinadas aos moradores do Distrito Oeste de Ribeirão Preto poderão ser realizadas no próprio Centro de Saúde Escola, e encaminhados somente os casos de complexidade terciária para o HC, sua função dentro do Sistema Único de Saúde (SUS).

Assim, a população encontrará o HC com maior disponibilidade de profissionais e de estrutura dedicados ao atendimento mais especializado. Residentes que hoje atuam no HC também prestarão atendimento à população no CSE.

Com o convênio o Centro Saúde Escola vai passar a ter especialidades como cardiologia, oftalmologia, otorrinolaringogia, moléstias infecciosas, endocrinologia e pronto atendimento 24 horas remodelado. “Vai ser uma espécie de policlínica com especialidades gerais”, diz Milton Laprega, superintendente do Hospital das Clínicas.

O Centro Saúde Escola atende todo o complexo distrital Oeste que abrange 138 mil pessoas. Segundo o superintendente do HC o hospital já fazia parte do convênio informalmente. “Lavávamos a roupa do CSE, alguns médicos residentes contratados nossos trabalhavam lá e a assinatura deste convênio simboliza a integração maior do HC com o SUS”.

Para Laprega, esta assinatura representa um grande passo dentro do planejamento do Sistema Único de Saúde, já que permitirá uma melhor articulação da demanda, ficando os casos de atendimento primário por conta das equipes do Programa de Saúde da Família (PSF), os atendimentos de média complexidade para o CSE, procedimentos complexos para o HC e, finalmente, no caso de Ribeirão Preto, internações mais simples direcionadas ao Hospital Santa Tereza, em fase de integração com a FMRP e o HCFMRP-USP. “Tudo vai começar com as cinco equipes da saúde da família que atuam na região e que já atendem os casos simples. Elas vão passar os casos mais complexos para o atendimento secundário que será feito no Centro”.

CSE será ampliado

Para ampliar o atendimento para as especialidades no Centro de Saúde Escola o HC vai reformar e construir no CSE. “A prefeitura cedeu em comodato o espaço do estacionamento para o HC”, diz Raya.

O projeto está pronto e sendo licitado pela Universidade de São Paulo. “Vai custar mais de R$ 1 milhão e vão ser construídas salas modernas de atendimento para os consultórios, pequenas salas de cirurgia, Raio X e ultrassom entre outras coisas que estão especificadas no projeto”, explica Laprega.

Em 2004, serão feitas a reforma e a ampliação do CSE e em 2005 o local deverá estar funcionando.“Vamos poder resolver muitas coisas no Centro Saúde Escola como a operação de um apêndice”. Laprega acredita que o atendimento na área vai melhorar.

Raya afirma que o convênio vai privilegiar também a reciclagem médica e o aperfeiçoamento através de cursos para aprimoramento do trabalho e a intensificação do atendimento ambulatorial adequando às necessidades da população.