HC usa rastreador em cirurgia ortopédica

O Estado de S. Paulo - Informática - 24/2/2003

seg, 24/02/2003 - 10h42 | Do Portal do Governo

Orthopitor é um PC navegador que auxilia o médico nas próteses de joelho e quadril

Para tornar o posicionamento de próteses de quadris e joelho mais perfeitas, o Hospital das Clínicas utiliza um equipamento que faz o rastreamento ótico dos ossos, orientado por raios infravermelhos. Trata-se do Orthopilot, um computador que permite colocar uma prótese com exatidão, com índice de erro menor que um grau. Com habilidade humana, este valor sobe para cinco graus.

O dr. Roberto Mota, do Grupo de Joelho do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas e responsável pelas cirurgias com o Orthopilot, explica que a implantação de próteses ósseas é uma cirurgia muito delicada porque, se mal colocada por questão de milímetros, o paciente pode ficar com a perna torta e ter dificuldades para andar.

‘Antes do Orthopilot, nós usávamos varinhas de metal para deixar o ângulo da prótese reto. Era tudo no visual, mas mesmo assim alguns milímetros ficavam fora. Agora, o equipamento me oferece uma posição de angulação zero, totalmente reta e com os ossos e articulações na posição exata’, conta.

GPS médico – O computador especial possui vários transmissores de infravermelho que são ligados nos ossos. ‘A partir daí, fazemos a calibragem do Orthopilot de acordo com as movimentações da perna do paciente.’ O software calcula o centro das articulações, semelhante ao funcionamento de um GPS, e passa as coordenadas para os instrumentos cirúrgicos, que também são ligados aos transmissores.

‘Na tela do Orthopilot, é mostrada a imagem virtual do osso do paciente em terceira dimensão. Consigo ver os cálculos e alterar alguma coisa, se necessário’, comenta o dr. Mota.

O médico ainda ressalta que as cirurgias ortopédicas tornaram-se minimamente invasivas, pois não são mais necessárias grandes corte para uma boa visualização. ‘No caso das próteses, o procedimento com o Orthopilot dispensa a introdução de hastes na medula óssea, diminuindo a probabilidade de embolias (obstrução de vasos). ‘Ganhos também na redução de tempo da cirurgia e menor exposição do paciente à radiação, já que os raios infravermelhos dispensam o uso do raio-X’, diz.

Além da implantação de próteses de joelho e quadris, o HC também começou a usar o Orthopilot na na reconstrução do ligamento cruzado anterior do joelho, lesão muito comum em atletas. O Instituto de Ortopedia do HC já realizou 100 cirurgias de prótese de joelho e agora está dando início às demais cirurgias com a chegada de dois softwares alemães, da empresa Aesculap, um para quadril e outro para o ligamento do joelho.

(C.G.)