HC opera miopia em professores

Jornal da Tarde - Terça-feira, 16 de agosto de 2005

ter, 16/08/2005 - 10h32 | Do Portal do Governo

Camilla Haddad

Os professores da rede estadual de educação que têm miopia, hipermetropia ou astigmatismo poderão fazer cirurgia corretiva sem gastar nada. Hoje, o diretor da Clínica Oftalmológica do Hospital das Clínicas HC, Newton Kara José, anunciará oficialmente a gratuidade na operação, que será feita a laser.
O comunicado será feito às 10h, durante visita do governador Geraldo Alckmin e do secretario de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, a áreas em reforma no complexo.

O HC será o primeiro hospital público do Brasil a realizar cirurgia a laser para corrigir esses problemas.

Neste setor será possível realizar de 600 a 700 cirurgias por mês. O aparelho que vai realizar os procedimentos cirúrgicos já está no HC e custou US$ 600 mil.Para fazer a triagem de professores serão enviadas equipes de profissionais para as escolas.

Conforme antecipou o Jornal da Tarde em maio, as primeiras cirurgias devem contemplar professores do Estado. Em um segundo estágio, será a vez dos professores municipais de ensino. Também não está descartada a hipótese de abrir o programa para toda a população.

Na época, Kara José afirmou que 90% dos professores não têm condições financeiras de pagar a cirurgia, que hoje não sai por menos de R$ 1.500.

Aproximadamente 25% da população de São Paulo tem problemas de miopia. Mais de 50% das pessoas acima de 18 anos precisam de óculos. Hoje existem 210 mil professores no Estado e 54 mil no município.