HC oferece programa de orientação aos obesos

O Serrano/Serra Negra

ter, 04/08/2009 - 8h48 | Do Portal do Governo

Projeto estimula a adoção de atividades físicas e hábitos alimentares saudáveis 

Desde 1991, a obesidade é considerada uma doença pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Nos Estados Unidos, cerca de 65% dos adultos estão acima do peso enquanto que, no Brasil, esse índice é de aproximadamente 40%. Para orientar os obesos a melhorar a sua qualidade de vida, o Instituto de Psiquiatria (IPq) da USP promove o Programa de Atendimento ao Obeso (Prato). O projeto estimula a prática de atividades físicas e a inclusão de hábitos alimentares saudáveis.

Criado no segundo semestre de 1993, o Prato foca aspectos sociais e emocionais do paciente e não se limita apenas à redução dos quilos em excesso. O objetivo principal é estimular a pessoa mudar seu estilo de vida. O participante do programa também recebe orientação médica, nutricional e psicodinâmica.

Nesta segunda-feira, 3, o programa vai realizar mais uma edição do Clube da Caminhada, encontro mensal para portadores de obesidade, maiores de 18 anos. O objetivo é proporcionar ao indivíduo obeso a vivência e prática de uma atividade física direcionada, com acompanhamento especializado, estimulando-o para uma vida saudável e emagrecimento consciente.

A atividade será realizada nas ruas internas do Complexo Hospitalar das Clínicas. A participação é gratuita.