HC inicia comemorações dos 60 anos com show de jazz

O Estado de S. Paulo - Segunda-feira, 19 de abril de 2004

seg, 19/04/2004 - 9h07 | Do Portal do Governo

LUCIANA MIRANDA

Faz 60 anos hoje que o Hospital das Clínicas (HC) foi inaugurado.

Referência no ensino, na pesquisa e na assistência ao paciente, o próximo desafio da instituição é se integrar a postos de saúde e hospitais da rede pública de saúde da cidade. ‘Queremos ter um ‘olho’ do HC lá na ponta do atendimento’, diz Marcos Boulos, diretor clínico da instituição.

O HC, hospital-escola da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), foi planejado para atender os casos mais complexos. Entram nesse grupo, câncer, aids, aneurisma cerebral e malformações congênitas, por exemplo. É o que os médicos chamam de atendimento terciário.

Mas com o crescimento da população e déficit de serviços de saúde, o HC acabou se transformando num centro de atendimento até mesmo para casos que poderiam ser resolvidos em hospitais menos especializados – como fraturas, gastrite e bronquite. O resultado é que, diariamente, cerca de 30 mil pessoas passam pelo hospital. O HC quer corrigir isso para poder se dedicar integralmente ao que está preparado para fazer: a alta complexidade.

A idéia é transformar o HC numa espécie de hospital-líder para os serviços de saúde da rede pública da zona oeste e sul da cidade, incluindo municípios da Grande São Paulo. Quando foi construído, há seis décadas, numa parceria com a Fundação Rockfeller, o HC estava na periferia da capital paulista. Aos poucos, foi engolido pelo crescimento urbano e hoje seus seis institutos, num total de 352 mil metros quadrados de área construída, ocupam localização central, bem distante das áreas de periferia.

Segundo Boulos, está nos planos da instituição estimular o aluno a sair dos muros do HC para aprender. ‘Os estudantes terão de passar um tempo em postos de saúde e hospitais gerais para ver de perto casos simples, além de observar como o sistema de saúde funciona.’

Às 10 horas de hoje, uma cerimônia no Centro de Convenções Rebouças, vizinho do HC, marcará o aniversário do hospital. À noite, às 20 horas, o aniversário será comemorado com um espetáculo de jazz. Ao longo de maio, haverá uma exposição de fotografias do Complexo, na Estação Clínicas do Metrô. Também em maio, no dia 16, haverá caminhada e atrações musicais. Até o fim do ano, campeonatos esportivos entre as várias áreas do HC vão lembrar o aniversário da instituição.