HC ganha centro oncológico

Jornal da Tarde - Quinta-feira, dia 29 de junho de 2006

qui, 29/06/2006 - 11h17 | Do Portal do Governo

Novo centro vai permitir a redução na fila de espera para consultas, com concentração dos serviços

FERNANDA ARANDA, fernanda.aranda@grupoestado.com.br

O Hospital das Clínicas de São Paulo inaugura hoje o primeiro centro específico de oncologia, reunindo os departamentos da área. O número de consultas para o tratamento de quimioterapia será ampliado, passando de 2.000 para 3.500 por mês. Com o aumento, a diretoria do HC acredita que será possível reduzir pela metade o tempo da fila de espera dos pacientes com câncer. Atualmente, o doente aguarda cerca de 30 dias para realizar o primeiro atendimento médico com um especialista – prazo que deve cair para 15 dias.

São atendidas no HC aproximadamente 12 mil pessoas que precisam de quimioterapia por ano. Mas, segundo a diretora dos serviços clínicos de oncologia do hospital, Miriam Honda Federico, os pacientes só poderão desfrutar dos serviços a partir de 15 de julho.

“Estamos em fase de mudança. A reforma já foi concluída, mas primeiro precisamos transferir a equipe para o novo espaço para então começar as atividades. Amanhã (hoje) é só a inauguração do edifício”, afirma.

O serviço de quimioterapia já é oferecido no Hospital das Clínicas, porém, as especialidades do tratamento, como enfermaria e internação, ficam em departamentos diferentes do complexo hospitalar. Com o novo Centro de Oncologia, todos os procedimentos serão oferecidos no mesmo lugar. “Essa centralização vai otimizar o tempo e garantir um serviço de maior qualidade para o paciente que precisa de quimioterapia”, garantiu a diretora Miriam Federico.

O prédio do Centro de Oncologia tem três andares e fica em uma área de 2.500m2. As obras começaram em janeiro do ano passado e foram investidos R$ 7,2 milhões para a construção e compra de equipamentos. A verba foi dividida entre a Faculdade de Medicina da USP e instituições privadas.

Ao todo, 140 profissionais trabalharão no setor de Oncologia do HC. A quantidade de leitos de enfermaria também vai aumentar: passará de seis para 20 leitos, que poderão ser ocupados depois da segunda quinzena de julho.

Para receber o tratamento de oncologia pelo Sistema Único de Saúde (SUS), primeiro o paciente precisa procurar uma Unidade Básica de Saúde municipal (UBS) e conseguir uma consulta com um clínico geral. Se o médico constatar a necessidade, a pessoa é encaminhada para o especialista e começa tratamento.

Além do HC, os pacientes podem ser encaminhados para outros 52 Centros de Alta Especialidade em Oncologia (Cacon), espalhados pelo Estado de São Paulo.