HC de Ribeirão Preto inaugura sala inteligente

EPTV Campinas

ter, 24/03/2009 - 13h21 | Do Portal do Governo

Sala de cirurgia possui equipamento que custa em torno de U$ 500 mil.

O Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto inaugurou nesta segunda-feira (23) uma sala de cirurgia inteligente. Tudo pode ser transmitido em tempo real, pela internet, para qualquer parte do mundo. A gravação e edição das imagens é feita por um comando de voz. A equipe também pode receber informações de outros especialistas, durante a operação.

O HC tem em mãos um dos sistemas mais modernos do mundo em sala de cirurgia. Sem apertar nenhum botão, o médico aciona câmeras, aproxima imagens, ressalta detalhes, diz o que deve ser gravado e também edita cenas, como se uma emissora de televisão estivesse dentro de um ambiente cirúrgico. Por monitores de alta definição, a equipe médica acompanha tudo. Ao lado da sala, outros médicos, enfermeiras e estudantes também podem assistir a cirurgia passo a passo.

Os equipamentos ficam suspensos. Não existem fios ou mangueiras espalhados pelo chão. É bem diferente de uma sala comum, onde um emaranhado de cabos e fios é quase uma armadilha nos pés de quem trabalha no centro cirúrgico. Outra vantagem é no número de pessoas na sala de cirurgia. Em vez de oito pessoas, no máximo cinco.

Hoje um equipamento como este pode custar perto de U$ 500 mil, mais de R$ 1 milhão. O HC de Ribeirão realiza 1,3 mil cirurgias por mês. Com a nova sala, o objetivo é ampliar esse número em 5%.