HC cria universidade corporativa

Valor

seg, 04/05/2009 - 9h29 | Do Portal do Governo

Treinamento: Objetivo da Escola de Educação Permanente é padronizar cursos e ampliar oferta

A medicina é uma área em constante renovação e seus profissionais não podem parar de estudar e nem de se atualizar. Quando o Hospital das Clínicas (HC) decidiu criar uma espécie de universidade corporativa na instituição, portanto, nenhum nome seria mais apropriado do que Escola de Educação Permanente. “Muitos cursos são ministrados no HC, alguns há mais de 30 anos. Não havia, porém, um órgão para reunir todos eles, estabelecendo diretrizes e definindo um modelo”, afirma o médico Décio Mion, diretor da Escola de Educação Permanente, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e chefe da unidade de hipertensão do hospital.

O objetivo, segundo ele, é padronizar e ampliar a oferta de programas lato sensu para o público interno e externo. “Teremos cursos de especialização, aperfeiçoamento, atualização e difusão nas áreas médica, não médica- para enfermeiros, nutricionistas e psicólogos, por exemplo- e técnica”, afirma.

A escola foi instalada em um prédio de dois andares nas imediações do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do HC. A intenção, porém, é incentivar cada vez mais os cursos a distância, via internet, por meio da parceria com o Departamento de Telemedicina da Faculdade de Medicina da USP. “Com isso, o treinamento se torna viável mesmo para pessoas de outras cidades”, diz Mion. De acordo com o professor, oferecer capacitação independentemente da localização geográfica é importante devido a falta de profissionais na área de saúde. “O mercado tem muita dificuldade para encontrar gente especializada, pois há demandas bastante específicas como enfermagem de UTI. Com os cursos a distancia, pretendemos resolver parte desse problema.”

Nesta primeira fase, a escola está cadastrando todos os cursos existentes dentro do sistema HC no site do hospital, no endereço http:// www.hcnet.usp.br . O plano, no entanto, é lançar em breve um portal próprio da universidade corporativa com informações detalhadas sobre todos os programas e abrir, inclusive, as inscrições para interessados de outras instituições além da rede HC e da Faculdade de Medicina. “Temos agora quatro níveis de formação na área médica: a graduação, a pós-graduação, a residência e a Escola de Educação Permanente”, afirma Mion. O Hospital das Clínicas de São Paulo é ligado à Secretaria de Estado da Saúde e completou 65 anos de existência em abril.