HC combate a obesidade entre funcionários

Diário de S.Paulo - Terça-feira, 7 de março de 2006

ter, 07/03/2006 - 14h20 | Do Portal do Governo

Marco de Castro

Projeto tem como objetivo fazer com que a equipe do hospital perca, em média, 5 toneladas por ano

Começou a funcionar ontem, no Hospital das Clínicas (HC), o programa de saúde “Calorias Inteligentes”, que visa combater a obesidade, o sobrepeso e o sedentarismo entre os 14 mil funcionários do hospital.

O “mega-projeto”, como define a Secretaria Estadual da Saúde, está a cargo de médicos de diversas especialidades. Além disso, o programa conta com palestras, seminários e distribuição de gibis, cartazes, folhetos e faixas, todos com instruções e dicas de como o funcionário pode perder peso.

Ainda de acordo com a secretaria da saúde, o objetivo é fazer com que toda a equipe do HC emagreça, em média, 5 toneladas por ano. Para tanto, no Instituto Central e no prédio da administração do hospital foram instalados placares que farão o acompanhamento da quantidade de peso perdida pelos funcionários.

Segundo o calendário do programa, da próxima segunda-feira, dia 13, até o dia 27 de março, nutricionistas, enfermeiros e médicos passarão a fazer a medição de pressão e do peso da equipe. Os examinados terão então de preencher um questionário. Por meio deste, será verificado se a pessoa se enquadra nos critérios pré-estabelecidos pelo programa, como nível de glicemia e colesterol, circunferência abdominal, pressão arterial e altura.

O funcionário contará, ainda, acompanhamento semanal com profissionais do Instituto de Saúde Integral. A programação também prevê que, a partir de maio, o programa seja aplicado no Instituto da Criança; em junho, seja expandido ao Instituto de Ortopedia e, em julho, à Psiquiatria. Até o final do ano, todos os institutos do HC já devem estar inseridos no projeto. Dados preliminares mostram que, no Instituto Central, prédio de maior movimentação do complexo do Hospital das Clínicas, de 861 a 2.625 dos funcionários apresentam sobrepeso. Já outros 426, sofrem com obesidade e precisam de dieta.