Guilherme Álvaro amplia atendimento

A Tribuna - Sábado, dia 7 de outubro de 2006

sáb, 07/10/2006 - 10h52 | Do Portal do Governo

Da Reportagem

  Em atividade desde março deste ano, no Hospital Guilherme Álvaro (HGA), o Centro de Malformação Crâniomaxilofacial da Baixada Santista — que tem como uma das prioridades o serviço de tratamento e de cirurgia de lábio leporino — está ampliando seu atendimento.

  Segundo a Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde, a partir de agora, o serviço já pode ser considerado mais um centro de referência do Estado, assim como ocorre com o Centrinho em Bauru, no Interior.

  O centro no HGA passa a atender também — além dos pacientes da Baixada Santista — pessoas da região do ABC, do Vale do Ribeira, do Vale do Paraíba e do Litoral Norte. E, ainda de acordo com a assessoria do Estado, é por isso que ele está se tornando mais um centro de referência estadual na área.

  Os pacientes do ABC e das outras localidades, por exemplo, eram encaminhados ao maior centro de referência em correção de lábios leporinos do Estado, que fica em Bauru.

  A assessoria informa ainda que, desde a sua inauguração, o serviço no HGA registrava uma média de 150 atendimentos por mês. Entretanto, sua capacidade é de até 300 pacientes mensais.

  A unidade conta com uma equipe multidisciplinar de 20 profissionais formada por médicos, cirurgiões plásticos, psicólogos, dentistas, fonoaudiólogos, nutricionistas e assistentes sociais. A criação do centro é fruto de uma parceria entre a Fundação Galileo e o Grupo Amigos do Céu Aberto, criada por Lila Covas, viúva do ex-governador. O investimento no HGA para a construção do setor foi de R$ 1 milhão.

Má-formação

  Resultado de má-formação durante o período de gestação, o lábio leporino — também conhecido como fissura labiopalatal — é caracterizado por uma abertura na região do lábio ou palato, o que pode provocar sequelas graves, como a perda da audição, problemas de fala e déficit nutricional, além do sofrimento com o preconceito.

  De acordo com a assessoria do Estado, com a unidade de Santos, os pacientes de regiões próximas terão tratamento especializado com maior comodidade e mais perto de suas residências.

  As crianças poderão ser encaminhadas ao novo serviço por intermédio das Unidades Básicas de Saúde dos municípios. O HGA fica na Rua Oswaldo Cruz, 197, no Boqueirão, em Santos.