Guarujá: Município terá serviço de patrulhamento aéreo

A Tribuna - Santos - Segunda-feira, 1º de março de 2004

seg, 01/03/2004 - 9h23 | Do Portal do Governo

Carlos Ratton, da Sucursal de Guarujá

Agora é oficial: Guarujá vai abrigar o Grupamento de Rádio-Patrulha Aérea João Negrão, o primeiro da Polícia Militar do Estado fixado na Região Metropolitana da Baixada Santista. O equipamento será instalado em uma área triangular, de 17 mil metros quadrados, no Complexo Industrial Naval de Guarujá (Cing). Terá capacidade para receber até cinco helicópteros e custará R$ 1,3 milhão.

O Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb) já liberou R$ 400 mil (cerca de 1/3 do total do custo previsto no projeto) para início das obras já este mês.

Na última sexta-feira, o responsável pelo Comando de Policiamento do Interior 6 (CPI/6), coronel PM Marco Antonio Moysés, e o secretário de Desenvolvimento Urbano e Ambiental de Guarujá, Duíno Verri Fernandes, analisaram a planta do equipamento, elaborada pela Prefeitura.

Segundo as autoridades, o novo grupamento (uma base operacional no Litoral Paulista) contará, de imediato, com um helicóptero fixo que patrulhará os nove municípios da região, devendo entrar em funcionamento na próxima temporada de verão.

Conforme o secretário, o hangar principal terá 945 metros quadrados, todo confeccionado em estrutura metálica. O empreendimento terá uma série de outras instalações como alojamentos para oficiais e praças; depósitos; prédios de manutenção e administração; ambulatório, banheiros, refeitórios; salas de aula, almoxarifado e recepção. A área será dividida em avenidas internas e terá estacionamentos para veículos.

‘‘O projeto inicial já foi elaborado em parceria com a Polícia Militar. Já consultamos a Cetesb, para ver a melhor maneira de aterrar a área, que é pública e não tem qualquer problema ambiental. Se todas as parcerias derem certo e as verbas forem liberadas, acredito que o equipamento deverá ser entregue em 180 dias’’, disse Fernandes.

Parceiros

O coronel Marco Antonio Moyses informou que já foram iniciados entendimentos com a iniciativa privada, no sentido de minimizar os custos da obra. ‘‘O empreendimento terá capacidade de abrigar não só um helicóptero fixo, como outras aeronaves da Polícia Militar que se dirigem para a Baixada para reforçar o patrulhamento durante a temporada de verão. A escolha de Guarujá foi baseada em dados técnicos do próprio Grupamento Aéreo da Polícia Militar’’, disse ele, salientando que o uso do helicóptero vai acabar com o problema provocado pelas restrições climáticas que, em muitos casos, inviabilizam a descida de uma aeronave na Baixada, em função da serra.

O comandante ainda não sabe qual será o efetivo do novo grupamento, mas adiantou que será suficiente para operar, em sistema de rodízio, durante toda a semana. ‘‘O helicóptero vai apoiar as operações policiais; as ocorrências graves que precisam ser acompanhadas do alto, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Ambiental. Em caso de emergência, a aeronave fixa do Grupamento atenderá o Vale do Ribeira’’, revelou, alertando que o novo equipamento da polícia, com base fixada em Guarujá será maior do que os projetados para o Interior, com duas rampas de pouso e decolagem.