Grupos de elite chegam hoje ao Litoral Norte

ValeParaibano - São José dos Campos - Quarta-feira, 15 de dezembro de 2004

qua, 15/12/2004 - 9h31 | Do Portal do Governo

Polícia Civil leva equipes da Anti-Sequestro e Narcóticos para a temporada

De Caraguatatuba

A Operação Verão da Polícia Civil no Litoral Norte terá nesta temporada apoio de equipes de elite, como a Deas (Delegacia Especializada Anti-Sequestro), Denarc (Departamento de Investigação Sobre Narcóticos), Garra (Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos) e DIG (Delegacia de Investigações Gerais).

De acordo com a polícia, os grupos atuarão em fiscalizações e a prioridade será o combate a roubos e furtos. As equipes especiais vão atuar no litoral de hoje até o dia 15 de fevereiro.

Segundo o delegado seccional de São Sebastião, João Barbosa Filho, as equipes da Deas, Denarc, Dig e Garra atuarão durante todo o verão, em operações especiais previstas para todas as cidades da região.

O delegado disse que as equipes não permanecerão na região, mas estarão nas cidades em dias pré-determinados para ajudar nas fiscalizações. ‘Nossa prioridade será combater os roubos e furtos’, disse.

Segundo estimativas das prefeituras das quatro cidades –Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba–, cerca de 1,5 milhão de pessoas devem passar pelo Litoral Norte durante a temporada.

OPERAÇÃO – No sábado, foi feita a primeira operação das equipes especializadas em Caraguatatuba. Oito grupos realizaram blitze na cidade.

A seccional terá um reforço fixo de 45 policiais na temporada. São delegados, investigadores e carcereiros que vão ajudar no trabalho nas delegacias e cadeias.

Os policiais serão deslocados das cidades do Vale do Paraíba. A seccional também contará com o apoio de um helicóptero da Polícia Civil.

A Polícia Militar, por sua vez, deslocará 430 homens para reforçar o patrulhamento na região, a partir do dia 27. O efetivo da PM será praticamente dobrado no Litoral Norte durante a temporada.

Equipes da Força Tática também serão deslocadas da capital e de cidades do interior para reforçar o policiamento à beira-mar em operações especiais.