Grupo de técnicos reforçará as ações preventivas na serra

A Tribuna - Santos - 27/12/2002

sex, 27/12/2002 - 9h45 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmim criou ontem um grupo de trabalho formado por técnicos do Instituto Geológico e Secretaria de Estado do Meio Ambiente para dar apoio às ações do Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC) na região da Serra do Mar, durante o período chuvoso de verão.

O suporte é específico para conter as ameaças de escorregamentos de solo na região serrana entre o Planalto e o Litoral Paulista, principalmente os bairros-cota, situados ao longo da Via Anchieta.

Outra preocupação do grupo é com a ameaça de corridas de lama na serra sobre as instalações do pólo industrial de Cubatão. A região serrana do Município está em estado de alerta desde o início do mês, quando o agravamento do quadro de chuvas provocou deslizamentos nos bairros-cota, de onde foram removidos moradores que ocupavam barracos em áreas de risco.

Desabrigados

Ainda permanecem abrigadas, com apoio da Prfeitura, cerca de 40 pessoas, no Centro Esportivo Castelo Branco (dez famílias), e em dois alojamentos na Vila Elizabeth (oito famílais).

A frente fria estacionada na região levou a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil a alertar a população de Cubatão e, em especial, os responsáveis pelo pólo industrial, para os riscos de novos deslizamentos nas encostas da serra.

O Grupo Técnico do Plano Preventivo de Defesa Civil deverá atuar também no apoio preventivo diante do ‘‘aumento das condições para a ocorrência de deslizamentos de terra por causa do acúmulo das águas que saturam o solo e as encostas dos morros’’.

Dominó

A Coordenadoria de Defesa Civil recomenda à população evite desmatamento de morros e não plante bananeiras nas encostas, pois essas plantas facilitam os deslizamentos.

Essa tem sido a principal causa de corridas de lama na região das cotas, resultando no chamado efeito dominó. Para construir barracos em áreas na serra, os invasores removem árvores e destróem a proteção da camada vegetal. A supressão das raízes torna o solo esponjoso, retendo água até atingir a camada do subsolo, facilitando os deslizamentos da terra que, submetida a uma pressão mais forte da chuva, se desprende em placas da parede rochosa.

O órgão também recomenda a eliminação do acúmulo de lixo e de vazamentos de canos de água junto à canaleta. A presença do lixo facilita a retenção da água e o amolecimento do solo.

Em situações de emergência (havendo o aparecimento de trincas nos taludes e nas paredes), a população deve entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefofone 199; com o Corpo de Bombeiros, 193; com a Polícia Militar, 190 — serviços que atendem 24 horas.

Da Sucursal