Grupo da Câmara Ambiental discute reaproveitamento de águas das ETEs

DCI - Diário do Comércio e Indústria

seg, 29/11/2010 - 15h00 | Do Portal do Governo

Um Grupo de Trabalho (GT) da Câmara Ambiental de Saneamento reuniu-se na semana passada, na sede da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), para discutir a reutilização urbana da água que é tratada nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs).

De acordo com a Cetesb, o tema principal que o GT abordou foi a necessidade de se regulamentar de maneira legal e específica o reúso do líquido, uma proposta que foi criada em 2008 dentro da Secretaria Estadual da Saúde.

“Este GT e a Câmara poderão contribuir com as Secretarias Estaduais de Saúde, do Meio Ambiente, e de Saneamento e Energia, para esta regulamentação e poderão subsidiar outras iniciativas no País”, afirmou Eduardo Mazzolenis, secretário executivo da Câmara Ambiental. Os técnicos presentes e os representantes das entidades participantes combinaram de discutir, nas próximas reuniões do grupo, os estudos e normas já disponíveis no Brasil e em outros países sobre o reúso da água.

Fizeram parte do GT diversas entidades relacionadas a questões ambientais e aquíferas, como a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), a própria Cetesb, que sediou o encontro, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), a Associação Brasileira das Concessionárias Privadas dos Serviços Públicos de Água e Esgoto (Abcon) e o Centro de Vigilância Sanitária da Secretaria Estadual de Saúde. A coordenação do GT está sob a responsabilidade de Fátima Valéria de Carvalho, que trabalha para a Abes.

A Câmara Ambiental de Saneamento foi reestruturada recentemente e conta com uma nova gestão desde junho. O GT do reúso urbano da água das ETEs marca a retomada das atividades do órgão.