Grupão tem sua história resgatada

A Tribuna - Santos - Segunda-feira, 26 de julho de 2004

seg, 26/07/2004 - 9h49 | Do Portal do Governo

LUIZ GOMES OTERO, da Sucursal de São Vicente

Uma das poucas edificações remanescentes do final do Século XIX ainda existentes em São Vicente, está tendo parte de sua história resgatada. Trata-se do imóvel situado na Praça Coronel Lopes, no Centro, onde funcionou a antiga Escola Estadual Zina de Castro Bicudo e que ficou mais conhecido como Grupão. O local, que atualmente abriga a Diretoria Regional de Ensino, está sendo reformado e restaurado, seguindo as características originais do imóvel que foi inaugurado em 1898 por iniciativa da Loja Maçônica Fraternidade, de Santos.

Orçada em R$ 676.575,80, a obra está sendo executada pela empresa JWA Construções, devendo ser concluída até o final do ano. Todo o sistema de drenagem está sendo refeito, bem como os sistemas hidráulico e elétrico.

Alguns muros que não faziam parte da paisagem original foram removidos. O jardim da entrada também será ampliado e terá as mesmas características do que existia na época da inauguração da obra.

O prédio ocupa um terreno de cerca de 3 mil metros quadrados, sendo 1.811 metros quadrados de área construída. Com o passar dos anos, foram feitas ampliações nas laterais sem, contudo, afetar a estrutura do prédio original, que agora está sendo recuperada pelo Governo do Estado.

A fachada conserva as colunas de sustentação, inspiradas nos templos maçônicos, contendo na parte superior símbolos ligados à Educação, esculpidos em alto relevo: um globo terrestre, um compasso e um livro.

Entre as melhorias realizadas, destacam-se a implantação de um auditório para videoconferência com capacidade para 300 pessoas e duas salas de capacitação técnico-pedagógica, que contam com 30 computadores cada, utilizadas para a formação de alunos-monitores da rede estadual e pelos professores.

De acordo com a diretora regional de Ensino, Oneide Ferraz Alves, a proposta de ocupação do antigo prédio consiste em tornar o imóvel um centro de referência pedagógica. ‘‘São mais de 80 mil alunos sob esta jurisdição, incluindo cinco cidades (São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe). E as redes escolares desses municípios também usam esta infra-estrutura. Aqui não são realizados apenas trabalhos burocráticos’’.

Apesar de cumprir essa função de apoio técnico-pedagógico, é cada vez maior o interesse de moradores antigos de São Vicente e das cidades vizinhas pelo prédio do Grupão. Segundo Oneide, embora não haja um plano de visitação pública definido, na prática, ela já ocorre.

‘‘Recentemente, em um sábado, durante uma reunião de trabalho, percebi um grupo de pessoas tirando fotos na frente do prédio. Eles disseram que familiares haviam estudado na escola e que gostariam de tirar uma foto de recordação. Há aquele sentimento de orgulho pelo fato de o local onde passaram um rico período da infância ter sido preservado’’, assinalou a diretora.

Apesar de ainda não ser tombado pelos órgãos de defesa do Patrimônio Histórico, Oneide garante que eles estão sendo informados sobre os serviços realizados.

Para marcar a inauguração da obra, a Diretoria Regional está preparando uma série de eventos, incluindo uma exposição com fotos antigas que mostram as várias fases da unidade, uma das mais tradicionais da Baixada Santista.