Gripe suína: Secretaria do Estado da Saúde descarta caso em Santos

A Tribuna/Santos

qua, 06/05/2009 - 10h45 | Do Portal do Governo

A Secretaria do Estado da Saúde descartou, no início da noite desta terça-feira,   a suspeita de gripe suína do caso do tripulante filipino internado no Hospital Guilherme Álvaro (HGA), em Santos. A suspeita foi descartada após a Secretaria receber boletim do governo federal.  Com isso, a região não tem registro de casos suspeitos.

Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde, “o estado do filipino evoluiu para incompatibilidade de gripe suína”.  O número de casos suspeitos da Influenza A (H1N1) subiu para 28 em dez estados do País. Outras 28 pessoas estão sendo monitoradas em 20 estados – o tripulante internado em Santos é uma delas.

Na última segunda-feira, o filipino, de 53 anos, tripulante do navio Industrial Egret, de bandeira antiguana, foi transferido da UTI da Casa de Saúde, onde estava internado desde dia 1º de maio, para o Hospital Guilherme Álvaro – unidade preparada para receber possíveis casos da doença – apresentando um quadro de gripe forte.

Naquele dia, o caso foi tratado como suspeito pelas secretarias municipal e estadual de Saúde em função do filipino ter passado por países onde foi detectada a presença do vírus Influenza A (H1N1). Antes de atracar no Porto de Santos, no último dia 30, o navio onde estava o filipino passou por Buenos Aires, na Argentina, e, há 40 dias, fez escala em Houston, nos Estados Unidos.