Gripe não é inofensiva e deve ser prevenida

Agora SP - Segunda-feira, 23 de abril de 2007

seg, 23/04/2007 - 13h05 | Do Portal do Governo

Agora SP

É no inverno que o vírus causador da gripe, o influenza, se espalha, contaminando pelo menos 10% da população mundial. Para evitar a epidemia, começa hoje a “Campanha de Vacinação contra a Gripe para o Idoso”, que pretende imunizar 70% das pessoas com 70 anos ou mais, ou seja, 2,5 milhões de indivíduos no Estado.

Apesar de as pessoas não darem muita importância à gripe, ela merece atenção. Causa epidemias mundiais e pode até levar à morte, que, normalmente, não é causada pelo influenza, mas por vírus e bactérias que se aproveitam do organismo enfraquecido e causam as complicações.

“O foco da campanha são os idosos porque formam o grupo com mais risco de ser infectado e de ter complicações da gripe, como pneumonia, por exemplo, que pode acabar em internações”, elucida Helena Sato, coordenadora da imunização da Secretaria de Estado da Saúde.

De acordo com Helena, além dos maiores de 60 anos, há outros grupos que devem ser vacinados. “Doentes crônicos, como pneumopatas, cardiopatas, renais crônicos, hepatopatas e diabéticos, além de imunodeprimidos e pessoas com o vírus HIV e com anemia falciforme também têm mais chances, por isso, devem procurar a vacina.”

A imunização deve ser feita pouco antes do início do inverno (em 21 de junho), pois a vacina demora cerca de 15 dias para começar a fazer efeito. Ela não é 100% eficaz, mas reduz em até 90% as chances de contaminação pelo influenza e, em caso de gripe, ela é fraca. “Na maior parte das vezes, o que ocorre é que a pessoa tem resfriado, cujos sintomas são semelhantes aos da gripe, e acha que a vacina não funcionou.”

Helena lembra que é importante ser imunizado todos os anos. “Além de a eficácia ter duração temporária, o vírus muda, e a vacina também sofre alterações para proteger o paciente”, explica.

Ao contrário do que muita gente imagina, a dose contra a gripe não causa reações fortes e não tem muitas contra-indicações. “Ela não tem o poder de causar gripe e pode ser tomada por crianças a partir dos seis meses”, afirma a coordenadora. De acordo com ela, só não deve ser vacinado quem tem alergia severa a ovo. “Mas tem de ser reações fortes, como falta de ar ou urticária.”