Graziano inaugura hoje a nova sede da Sema

Cruzeiro do Sul/Sorocaba

sex, 05/06/2009 - 14h05 | Do Portal do Governo

O secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Francisco Graziano, estará hoje em Sorocaba, dentro das atividades da Semana do Meio Ambiente. Outro destaque da agenda de hoje, e que contará com a presença dele, será a inauguração da sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), na Vila Assis.

A chegada de Xico Graziano, como é mais conhecido, está prevista para as 14h, e seu primeiro compromisso na cidade será percorrer um trajeto de aproximadamente um quilômetro, pedalando uma recicleta (bicicleta montada pelos alunos do Colégio Veritas com peças sucateadas), simbolicamente pintada de verde.

O percurso compreenderá o Centro Esportivo Francisco Lisboa, que fica na rua Dante Trevisan, 199, no Jardim Maria Eugênia, até a escola municipal Professor Duljara Fernandes Oliveira, que fica no bairro Santo Amaro.

No primeiro evento, Xico Graziano pedalará ao lado de 35 alunos do Veritas, em sinal de reconhecimento às ações que a escola tem desenvolvido em prol da mobilidade urbana e respeito ao meio ambiente, tendo a bicicleta como eixo central.

A unidade de ensino executa três programas com foco ambiental: Pedala Veritas, Recicleta e Caminho para a Escola. O projeto Recicleta, por exemplo, doará 50 recicletas à Creche Mantiqueira, localizada na cidade de Tremembé (SP), e à comunidade quilombola Pedro Cubas, na região dos quilombos no Vale do Ribeira, sul do Estado de São Paulo.

Terminada a pedalada, o secretário irá para a escola municipal Professor Duljara Fernandes Oliveira, em Santo Amaro, para o lançamento do Programa Criança Ecológica. Na sequência, Xico Graziano seguirá para a rua Campos Salles, 900, na Vila Assis, onde funcionará a Secretaria do Meio Ambiente.

Ontem, dando continuidade à programação da Semana do Meio Ambiente, aconteceu, das 9h às 17h no câmpus seminário da Uniso, o II Fórum de Educação Ambiental de Sorocaba com o tema A experiência das instituições de ensino superior.

As experiências

Uma das exposições foi da professora do curso de Ciências Biológicas da PUC, doutora Vilma Palazeeti de Almeida, que falou sobre a formação dos alunos e sobre a importância de que a prática de docência ultrapasse o espaço físico da universidade. As coisas estão ocorrendo fora da universidade. Então, é muito interessante que os nossos alunos saibam o que está ocorrendo em nosso País, principalmente, o que está ocorrendo em nossa comunidade, justifica.

Já a professora da PUC, Maria Cornélia Mergulhão, ressaltou a importância de fazer trabalhos em parceria. É impossível fazer um trabalho sozinho e um dos grandes parceiros da PUC é a Prefeitura de Sorocaba, destacou. Entre os trabalhos realizados em parceria com o poder público ela citou a Expo-Verde, a Operação Rio Limpo e a educação ambiental feita nos parques da cidade.

Outra experiência apresentada foi da professora Andréa Rabinovici, da Ufscar. Ela abordou a questão da formação de grupos de diálogo socioambientais iniciada em 2008, por iniciativa dos próprios alunos da instituição. Rabinovici citou também a 3ª Semana de Sustentabilidade da Ufscar, que será realizada em setembro, quando haverá debates, palestras e mesa-redonda para discutir meio ambiente.

Conforme a professora da Ufscar, os alunos participam de diversos eventos, como congressos e seminários, mas ressaltou que é muito importante fazer parcerias. Ao final do evento foi falado sobre a possibilidade da criação de um fórum permanente na cidade, envolvendo as instituições participantes, e agendado, para agosto deste ano, o primeiro encontro para discutir os encaminhamentos do evento.