Gravidez: garotas não conseguem se impor

Jornal da Tarde - Quinta-feira, 10 de maio de 2007

qui, 10/05/2007 - 11h13 | Do Portal do Governo

Jornal da Tarde

Um estudo realizado pela Secretaria Estadual de Saúde mostra que a maioria das mães adolescentes da Cidade de São Paulo engravida de homens cinco anos mais velhos que ela. O levantamento foi feito com 378 mães de 13 a 20 anos de idade, entre fevereiro de 1997 e fevereiro deste ano.

A idade média das mães que participaram do estudo é de 17,6 anos; a dos parceiros é 22,4. A pesquisa mostra que em 64,2% dos casos de gravidez precoce os pais têm 21 anos ou mais.

‘Esse estudo mostra que as abordagens dos programas de prevenção à gravidez devem ser modificadas. A maior dificuldade não é o acesso à informação’, afirma Albertina Duarte, coordenadora do Programa de Saúde do Adolescente da secretaria. ‘Já sabemos que a maior dificuldade nesse trabalho não é a falta de informação, e sim a dificuldade de a jovem se impor em relação ao parceiro. Esse deve ser o foco da prevenção à gravidez precoce.’

De acordo com Albertina, cerca de 90% dos jovens sabem como prevenir uma gravidez.

O estudo também indica que 85,5% das mães não tinham a intenção de engravidar. Esse fato contradiz estudos anteriores, que colocavam a gravidez como uma vontade de jovens de baixa renda. ‘Antes dizia-se que a gravidez poderia dar um status para a jovem, mas esse estudo mostra que a realidade não é essa’, diz Albertina.

Apesar de não haver o desejo pela gravidez, a adesão contínua a métodos anticoncepcionais é baixa. Mais de 62% das adolescentes não usavam nenhum método contraceptivo na época da gravidez e 37% afirmaram que usavam algum método, mas nem sempre com a freqüência desejada.

Depois do nascimento, cerca de 40% das crianças perdem totalmente o contato com o pai. Outros 40% o vêem de maneira esporádica.

A adolescente Paula Costa, de 18 anos, comprova a descoberta principal da pesquisa. Seu parceiro tem 24 anos. Eles são pais de Artur, hoje com 3 meses. A gravidez, ao contrário da maioria, foi planejada. ‘Estávamos juntos há dois anos e ele queria muito um filho’, explica. Paula conta, no entanto, que muitas de suas amigas de colégio tiveram filhos sem querer. ‘A maioria foi abandonada e cuida dele sozinha.’