Grande São Paulo entra em alerta contra o dengue

Diário de S. Paulo - 6/2/2003

qui, 06/02/2003 - 11h44 | Do Portal do Governo

Itapevi e Jandira têm juntas 345 casos autóctones (contraídos na própria cidade), o que representa 46,37% do total registrado no estado

Quase metade dos casos de dengue no estado de São Paulo neste ano está concentrada em dois municípios da Grande São Paulo. De um total de 744 casos autóctones confirmados, Itapevi tem 251 casos e Jandira 94, segundo a Superintendência do Controle de Endemias (Sucen). Somadas, as duas cidades têm 46,37% do total registrado no estado. Para mobilizar a Grande São Paulo no combate aos focos do mosquito transmissor da doença, Aedes aegypti, a Secretaria Estadual de Saúde realiza no próximo dia 22 o primeiro Dia D Metropolitano de Combate ao Dengue. No ano passado, a Baixada Santista liderava a epidemia.

No Dia D agentes de saúde, prefeituras e estudantes participam de uma “operação de guerra”, com visitas, palestras, distribuição de panfletos. Nas duas cidades mais afetadas pela doença, vem sendo feita a entrega de 20 mil capas para caixas-d’água.

O diferencial ficará por conta dos cinco dias que antecedem o Dia D. A semana, de 17 a 21 de fevereiro, será marcada por ações de combate e prevenção ao mosquito em escolas estaduais e nos bairros dos municípios que integram a Região Metropolitana.

“O Dia D na verdade irá fechar a semana. Isso para marcar a ação e mostrar para a população que dengue não se controla em um dia apenas”, explica o superintendente da Sucen, Luiz Jacintho da Silva.

De acordo com o superintendente, já era previsto que haveria uma explosão de casos neste ano em Jandira e Itapevi. “Não é uma surpresa o quadro de dengue nesses municípios. Só não está maior porque começamos a intensificar as ações desde o segundo semestre do ano passado. Essas regiões vivem em situações precárias. As prefeituras nem têm muita estrutura para combate ao dengue. E os trabalhos, até começarmos a dar apoio, estavam longe do ideal”, afirmou.

Os municípios estão recebendo R$ 500 mil do Ministério da Saúde para combate ao dengue. Os recursos, segundo a Sucen, serão utilizados na contratação de agentes. No interior, a epidemia atinge Guararapes (93 casos), Araçatuba (71) e Paraguaçu Paulista (51). Na Capital, há dois casos nativos.

Jaqueline Falcão