Governo vai distribuir protetor solar

Diário de S.Paulo - Quinta-feira, 23 de junho de 2005

qui, 23/06/2005 - 11h00 | Do Portal do Governo

Jaqueline Falcão

Trabalhadores que permanecem sob o sol durante a maior parte do dia vão receber produto, que será fabricado pela Secretaria Estadual de Saúde

Marronzinhos, carteiros, garis, feirantes, pedreiros, agricultores, ambulantes, policiais militares e outros profissionais que trabalham expostos à luz do sol receberão protetor solar gratuitamente na rede pública de saúde. A Secretaria Estadual de Saúde, através da Fundação para o Remédio Popular (Furp), vai começar a produzir protetor solar fator 12 em agosto. A distribuição será feita em postos de saúde em todo o estado de São Paulo a partir do verão de 2006.

A previsão é que a Furp, que fica em Guarulhos, produza cerca de 300 mil unidades de protetor solar por ano – 25 mil por mês. Os investimentos serão de R$1,5 milhão.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia e a Furp vão definir os critérios e documentação necessária para a retirada do protetor nas unidades de saúde. O protetor terá, em sua composição, filtro solar fator 12, que previne contra doenças como câncer de pele e lúpus. A idéia da Furp é, no futuro, produzir loções com fator de proteção maior.

A secretaria fará ainda um trabalho de conscientização com as pessoas que trabalham expostas ao sol, já que o uso do protetor solar não é comum entre elas.

‘O uso do protetor solar é importante para evitar casos de câncer de pele. Pessoas que trabalham expostas ao sol por longos períodos estão sujeitas a sofrer graves conseqüências’, afirma o secretário estadual de saúde Luiz Roberto Barradas Barata.

A radiação ultravioleta é a principal responsável pelo desenvolvimento do câncer e o envelhecimento da pele. Ela se concentra nas cabines de bronzeamento artificial e nos raios solares. No ano passado, durante campanha nacional de prevenção ao câncer de pele,a Sociedade Brasileira de Dermatologia realizou uma pesquisa. Foi constatado que 69,1% das pessoas não usavam qualquer proteção sob o sol. Apenas 22,1% faziam uso de proteção solar. E 9,1% das pessoas tinham câncer de pele.

Existem três tipos de câncer de pele. O carcinoma basocelular é o tipo mais freqüente, e representa 70% dos casos, sendo mais comum após os 40 anos. Seu surgimento está diretamente ligado à exposição solar acumulada durante a vida. Já o carcinoma espinocelular, o segundo tipo mais comum, tem como uma das principais causas a exposição prolongada ao sol sem a proteção adequada. O melanoma é o tipo mais perigoso, podendo produzir metástase. Pode levar à morte se não houver diagnóstico e tratamento precoces.

Furp

Em 2006, deve ser inaurugurada a segunda unidade da Furp, em Américo Brasiliense, Interior, com capacidade para produzir 1,8 milhão de ampolas e 100 milhões de comprimidos ao mês.