Governo treina desempregado para conseguir vaga

Diário de São Paulo - 29/4/2002

seg, 29/04/2002 - 11h32 | Do Portal do Governo

Trabalhador é preparado para saber como se comportar em entrevistas, enfrentar testes de seleção e elaborar currículo

Os desempregados de São Paulo e São Bernardo do Campo têm chances de se preparar melhor para disputar uma vaga no mercado de trabalho. Eles aprendem como se comportar nas entrevistas, são preparados psicologicamente para testes e treinados para provas de matemática e redação.

Para isto basta se inscrever no projeto Time do Emprego, desenvolvido pela Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (rua Helvécia, 55, Campos Elíseos).

Este é um serviço gratuito que consiste na orientação a grupos de trabalhadores em curso de 48 horas ministrado durante 16 semanas. Os cursos são ministrados por técnicos da Secretaria, que atuam como facilitadores.

Habilidades

No curso, os facilitadores aplicam técnicas desenvolvidas pelo Canadian Steel Trade and Employment Congress (sindicato dos trabalhadores do setor siderúrgico do Canadá), que foram adaptadas para o Brasil. Junto com os facilitadores, os alunos fazem uma espécie de inventário das habilidades que desenvolveram durante sua vida profissional. Esse inventário ajuda a resgatar competências capazes de ajudá-los a conseguir um novo emprego.

A facilitadora Lúcia Mancini observa, por exemplo, que uma dona de casa pode trabalhar até em áreas de planejamento porque desenvolve este trabalho no seu cotidiano, planejando os gastos da família.

Segundo os técnicos, as habilidades são importantíssimas. Tanto que o Time do Emprego orienta os alunos a incluí-las entre as informações dos currículos logo abaixo dos dados pessoais e da explicação sobre a área em que pretendem atuar, diz Ivana Marques, uma das facilitadoras do Time.

Serviço atrai todas as idades

Desempregados de todas as idades se inscrevem no Time do Emprego. Até agora 80% dos 500 alunos que passaram pelo curso arrumaram trabalho. Alguns saem do curso empregados como Manoel Barros, 21 anos, que tem o segundo grau completo (ensino médio).

Ele foi integrado à frente de trabalho do Governo do estado. “Foi difícil conquistar este posto de trabalho porque as empresas pedem experiência em carteira profissional e qualificação”, declara o jovem.

Outros candidatos também buscam o primeiro emprego deixando currículos em várias empresas. Eliene Felinto da Silva, de 17 anos, pretende trabalhar em banco e ajudar no orçamento familiar.

Michele Agostinho da Silva, de 17 anos, conta que nem sabia que existia currículo antes de fazer o curso da Secretaria do Emprego. Enquanto não arruma trabalho, ela ajuda a mãe em um pequeno comércio.

Dona de casa

Depois de freqüentar o Time do Emprego, Silvia Regina dos Santos Coelho, de 46 anos, que foi dona de casa por 17 anos, conseguiu uma vaga como gerente de vendas. “Se não fosse pelo Time de Emprego, não me candidataria a uma vaga dessas porque todos falavam que depois dos 40 anos as pessoas podem aprontar as malas para ir para o asilo”, afirma Silvia.

Ela diz ter aprendido nas aulas que, se uma pessoa consegue administrar as contas de sua casa, também pode fazer o mesmo em uma empresa. “Os exercícios diferenciados permitem destacar o que a pessoa tem de bom”, diz.

Dalva Ueharo