Governo tem 22.067 vagas abertas na internet

Agora São Paulo - Quinta-feira, 13 de novembro de 2008

qui, 13/11/2008 - 12h19 | Do Portal do Governo

Agora São Paulo

O governo estadual lançou ontem um portal na internet que reúne vagas para trabalhadores empregados e desempregados em todo o Estado. Até ontem, havia 22.067 chances disponíveis no site, que tinha o cadastro de 15.283 empresas.

Não há nenhum custo para se cadastrar, tanto para as empresas quanto para os trabalhadores. O site do programa Emprega São Paulo é www.empregasaopaulo.sp.gov.br. Os principais cargos disponíveis são de pedreiro, vendedor de comércio varejista, operador de telemarketing, além de cargos mais específicos, como engenheiro civil e médico do trabalho, que exigem nível superior.

Depois que o cadastro é feito, o candidato pode procurar as vagas disponíveis dentro de seu perfil profissional. Os empregadores terão acesso aos currículos e poderão entrar em contato assim que encontrarem o profissional ideal.

O novo portal do governo reúne também as vagas dos PATs (Postos de Atendimento ao Trabalhador) que são gerenciados pelo governo. O postos fazem, desde 1995, a intermediação entre empresas e profissionais que procuram emprego. Hoje existem 208 PATs em todo o Estado. Mesmo com a implantação do portal os PATs continuam funcionando normalmente.

A intenção do governo é ter, até janeiro do ano que vem, um sistema que avisa diretamente no celular do candidato quando uma vaga de acordo com seu perfil aparecer.

O projeto começou em agosto, e o site funcionou até ontem de maneira experimental. Já foram mais de 215 mil oportunidades cadastradas no portal. Havia também 309.168 currículos cadastrados até a tarde de ontem e disponíveis para as empresas.

Outra opção para o trabalhador que busca vagas gratuitas pela internet é o site www.curriculum.com.br. Também há oportunidades para todos os níveis de escolaridade.