Governo reforça estoque de vacina

Diário de S.Paulo - Quarta-feira, 21 de setembro de 2005

qua, 21/09/2005 - 11h08 | Do Portal do Governo

Jaqueline Falcão

Foram compradas 50 mil doses, que serão enviadas a escolas e creches com registro de catapora. Até agora, estado teve 7.083 casos e dez mortes

A Secretaria Estadual de Saúde comprou ontem 50 mil doses de vacina contra a catapora, que custaram R$ 1,8 milhão. No estado de São Paulo foram notificados até o momento 7.083 casos da doença e dez mortes. A catapora é comum nesta época do ano. A cidade de São Paulo registra 4.304 casos.

Essas vacinas serão fornecidas a escolas e creches onde há incidência da doença. Recebem a vacina crianças de até 5 anos de idade. De acordo com a secretaria, do estoque comprado ontem, 20 mil frascos chegam ainda nesta semana. O restante deverá chegar em até 30 dias. Outras 21 mil doses já haviam sido distribuídas aos municípios que notificaram surtos de catapora.

Esta é a maior compra de vacina contra catapora no estado desde que foi instituída., há dois anos, a vacinação para bloqueio da doença em locais onde ela tenha sido registrada.

Em 2004, quando a doença atingiu 8.833 pessoas no estado (2.392 só na Capital). A secretaria distribuiu 41.300. No ano de 2003, 51.086 crianças tiveram catapora (sendo 8.833 na Capital) e o número de doses distribuídas chegou a 47.700.

Este tipo de vacina ainda não faz parte do calendário oficial. Segundo o Ministério da Saúde, por enquanto, a dose contra catapora é oferecida no Sistema Único de Saúde (SUS) em algumas situações. Entre elas estão casos de pacientes com leucemia, com câncer há pelo menos um ano, profissionais de saúde, portadores do vírus HIV, índios, pessoas com facilidade de contrair doenças e que serão submetidas a transplante de órgãos e pacientes internados em enfermaria de hospital onde há registros de catapora.

O Ministério da Saúde afirma que ‘apesar de ter integrado um grupo de vacinas que passaram por avaliações, neste ano, para inclusão no calendário de vacinação infantil, no momento não há nenhuma indicação de que isso ocorra. A escolha foi pela inclusão de vacina contra rotavírus’.

Em Clínicas particulares, a dose custa cerca de R$ 100.

Doença

A catapora é causada por um vírus, transmitido com muita facilidade de uma pessoa a outra, tanto pelo ar, quando uma pessoa tosse ou respira, quanto pelo contato direto (através de secreção das bolhas de catapora).

A doença apresenta também como sintomas cansaço, dor de cabeça, febre e perda de apetite. As bolhas espalham-se com muita rapidez para o rosto, braços e pernas. O melhor é evitar coçar a pele, já que isso pode causar infecção cutânea e resultar em cicatrizes permanentes. Dentro de quatro a cinco adias as bolhas começam a secar. É importante que os pais coloquem roupa leves nos filhos e utilizem sabonete neutro nos banhos.