Governo quer Poupatempo em Santos

A Tribuna - Santos - Sexta-feira, 16 de julho de 2004

sex, 16/07/2004 - 8h51 | Do Portal do Governo

Da Reportagem

Incluir no orçamento de 2005 do Governo do Estado a instalação de um posto do programa Poupatempo na Cidade. A pretensão é do superintendente do programa, Daniel Annenberg. De acordo com ele, embora muitas cidades — cerca de 300 — estejam solicitando a implantação de uma agência em suas localidades, Santos tem prioridade.

No entanto, há três anos, a superintendência do programa, que é vinculado à Secretaria da Casa Civil do Estado, tem feito vistorias técnicas em imóveis do Município a fim de encontrar um que se adapte às condições e critérios para implantação de uma agência.

Nesse período, cerca de 20 locais já foram analisados (ver abaixo), levando em consideração a localização na região central e bom estado de conservação. Entretanto, alguns desses imóveis são patrimônio tombado, não apresentando boas condições de conservação, o que exigiria um alto investimento em obras de restauro.

‘‘Para montar um Poupatempo, há custos. Dependendo do porte, não sai por menos de R$ 5 milhões. Há gastos com compra de equipamentos, mobiliário, contratação de pessoal, entre outros investimentos’’.

Ressaltando a importância da parceria com a Administração Municipal para viabilizar o projeto, Annenberg diz que a superintendência já realizou diversos contatos com a Prefeitura. Ele exemplifica que, em algumas cidades, como Ribeirão Preto e Campinas, a agência foi montada dentro de shopping centers, com apoio do empresariado.

‘‘É fundamental a parceria entre as iniciativas privadas e as prefeituras. Vamos tentar incluir, no orçamento de 2005, uma agência para Santos, que o governador Geraldo Alckmin já disse ser prioridade. No entanto, é preciso possibilitar recursos não só para o investimento, mas também para manter o programa’’.

O prefeito Beto Mansur informou que já conversou com o governador sobre o assunto e já ofereceu espaços para o funcionamento de um posto do programa, como a área do Armazém Coliseu, da Ceagesp.

‘‘O local não é problema. Inclusive, já nos propusemos a pagar o aluguel. Uma agência do Poupatempo em Santos é importante e trará benefícios para toda a região’’.
Absurdo

O economista e administrador Hélio Ramos Aurélio, que mandou carta à Tribuna do Leitor (publicada no último dia 4) questionando a demora da implantação da agência, considera um absurdo uma região como a da Baixada Santista não poder contar com um posto do Poupatempo. ‘‘Não entendo porque a coisa não anda’’.

Relação de locais vistoriados

Agência Light — Praça dos Andradas, Centro
Terreno da Bandeirante Energia — Avenida Visconde de São Leopoldo com a Rua Alexandre de Gusmão, Centro
Terreno da Bandeirante Energia — Rua Marques de Herval, Centro
Grupo Mendes — Avenida Ana Costa, Gonzaga
Imóveis da Companhia Docas de Santos (área analisada)
Concessionária de carros (atual estacionamento) — Avenida São Francisco, Centro
Salão de Baile — Rua João Pessoa, 307, Centro
Moenda de Trigo Santa Clara — Rua Baptista Pereira, 275 com Rua José Francisco Valença, Macuco
Galpão — Rua Conselheiro Nébias, 34, Zona Portuária
Fachada — Rua Alexandre Rodrigues, Centro
Prédio com quatro andares — Rua General Câmara, Centro
Três armazéns — Avenida Senador Dantas com a Avenida Rodrigues Alves, Macuco
Armazém Coliseu/Ceagesp — Centro
Imóvel da Rua Mosenhor Paula Rodrigues, Vila Mathias
Edifício do Sesi — Avenida dos Portuários, 1.900
Hospedaria dos Imigrantes — Rua Silva Jardim
Fonte: Superintendência Poupatempo

O que é o Poupatempo

O Poupatempo é um programa do Governo do Estado que visa facilitar o acesso às informações públicas, reunindo órgãos e entidades públicas num único local. Oferece serviços de apoio como banco, papelaria, fotocópia e lanchonete. Atualmente, os serviços mais procurados são o de emissão de Carteira de Identidade, de Trabalho e renovação da 2ª via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).