Governo paulista quer incentivar a técnica no Estado

O Estado de S.Paulo - Quarta-feira, 22 de junho de 2005

qua, 22/06/2005 - 10h54 | Do Portal do Governo

DOAÇÃO DE MÁQUINAS – São Paulo ainda dispõe de extensas áreas onde não se usa o plantio direto. São cerca de 1,2 milhão de hectares cultivados sob esta técnica. A meta do governo é a de que até 2007 este número salte para 3 milhões de hectares. Além de alguns municípios do Vale do Paranapanema, onde o índice de adoção já é expressivo, no centro-norte de São Paulo os produtores estão começando a abandonar o revolvimento do solo, com aração e gradagem, o chamado plantio convencional.

Para elevar mais ainda o número de hectares cultivados sob plantio direto, durante a Agrishow Ribeirão Preto o governo paulista, por meio do secretário de Agricultura, Duarte Nogueira, anunciou a doação de 66 máquinas de plantio direto para associações de produtores das regiões de microbacias. A secretaria está comprando mais 90 máquinas, que devem ser entregues até o fim do ano. A primeira doação feita pela secretaria foi no ano passado. Ao todo, até o fim do ano, serão 200 equipamentos. ‘Com uma média de cem produtores por máquina, são 20 mil desfrutando do equipamento.’

O objetivo é melhorar o patamar tecnológico dos produtores das microbacias e levar tecnologia para o pequeno produtor. ‘Por meio desse instrumento eles podem ter uma consciência na linha do desenvolvimento sustentável, aumentando a produção sem degradar o ambiente.’ (Suplemento Agrícola)