Governo paulista já paga adicional por meta atingida

Valor

ter, 20/04/2010 - 8h09 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Educação do governo do Estado de São Paulo iniciou no ano passado o pagamento de bônus por resultado. No dia 25 de março, o governo pagou R$ 655 milhões em bonificação para um grupo de 209,8 mil professores, supervisores, diretores e demais profissionais da área do magistério referente à performance de 2009.

A bonificação é calculada conforme o desempenho das escolas no Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp). Entre os itens que compõem o Idesp, está o desempenho dos alunos das 5 mil escolas públicas do Estado. Segundo a Secretaria de Educação, a qualidade no ensino das escolas no ano passado melhorou 9,4% em relação a 2008, quando foi iniciado o programa de avaliação por resultado.

O valor do bônus é proporcional ao resultado atingido pela escola. Se as metas forem 100% alcançadas, as equipes escolares ganham 2,4 salários mensais a mais. Se a escola atingir 50% do objetivo estabelecido, o profissional ganha 1,2 salário a mais e, assim, sucessivamente.

Outro fator que influencia nas metas é o número de faltas dos professores. Eles precisam ter atuado pelo menos 244 dias do ano para não ter desconto na bonificação. O valor do bônus para um grupo de 4 mil profissionais do magistério chegou a R$ 8 mil.