Governo organiza documentos

Gazeta Mercantil - 12/11/2002

ter, 12/11/2002 - 16h58 | Do Portal do Governo

Secretaria da Fazenda de São Paulo já reuniu mais de 20 milhões de registros

Facilitar o acesso à informação e acabar com o excesso de papel. Com esses propósitos iniciais a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz) deu início, há dois anos, a um processo de digitalização e armazenamento de dados utilizando tecnologia da empresa norte-americana Unisys. Durante esse período, a secretaria conseguiu reunir, de forma organizada e segura, mais de 20 milhões de documentos referentes à arrecadação do estado.

O sistema consolidou as informações sobre a arrecadação fiscal em um ambiente único, baseado em uma intranet, que integra a tecnologia de gerenciamento de imagem de documentos (GED) e relatórios eletrônicos (Cold), formando o sistema Info Image, da Unisys. Cold é a abreviação de Computer Output to Laser Disco, que faz o armazenamento dos dados em disco. ‘É uma tecnologia segura e cerca de seis vezes mais barata do que usar um banco de dados tradicional. Com o Cold, deixamos disponíveis sempre os últimos cinco anos de informações em dados operacionais’, explica Carlos Leony Fonseca da Cunha, diretor de informações da Coordenadoria de Administração Tributária da Sefaz e coordenador do Programa de Modernização da Área Tributária do estado.

O sistema é composto pelos servidores de aplicação (imagem e Cold), da Unisys, servidores de banco de dados (SQL Server) e servidores web, ambos da Microsoft. Por intermédio desse dispositivo, usuários diretos e indiretos podem ter acesso a diferentes níveis de informação. Os usuários diretos são 2 mil agentes fiscais de renda e funcionários da administração financeira, controladoria, administração tributária e recursos humanos da secretaria.

Já os usuários indiretos são contribuintes pessoas física e jurídica, que podem ter acesso ao Posto Fiscal Eletrônico (www.pfe.faz.sp.gov.br) para consultas sobre pagamento do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), cadastro do contribuinte, abertura de empresas, mudança de cadastro, licenciamento e IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores).

Além do projeto de gerenciamento eletrônico de documentos, a Unisys está terminando de implantar outro importante projeto na Sefaz: o controle de acesso dos funcionários às dependências da secretaria, localizada no centro da capital paulista, por meio de smart cards. Segundo André Nadjarian, gerente de soluções de business process solutions da Unisys Brasil, o novo Smace (Smart Access, ou acesso inteligente), permitirá a seus portadores que utilizem o cartão também para transações comerciais, o que será negociado pela Sefaz junto às instituições financeiras.

A Unisys participa da implantação do Departamento de Tecnologia da Informação da Secretaria da Fazenda desde o seu início, em 1998 – ano em que o estado de São Paulo deu grande impulso ao projeto do Governo Eletrônico. Nesse ano, a Unisys ganhou a concorrência para construir a rede, envolvendo obras de engenharia civil para instalação de equipamentos, cabeamento de rede e integração dos postos fiscais. Em 1999, foi a vez da companhia com sede na Pensilvânia (EUA) desenvolver o Sistema Informatizado de Administração de Pessoal, (Siap) que modernizou o gerenciamento do departamento de recursos humanos da Sefaz e digitalizou todos os prontuários dos cerca de nove mil funcionários dessa secretaria. O Siap integra todo o cadastramento de pessoal, até o controle de informações para elaboração da folha de pagamento.

Cyro Queiroz Fiuza, de São Paulo