Governo lança programa para despoluir 40 córregos

Folha de S.Paulo - Quarta-feira, 21 de março de 2007

qua, 21/03/2007 - 12h22 | Do Portal do Governo

Da Folha de S.Paulo 

O governo do Estado e a Prefeitura de São Paulo lançaram ontem um programa para despoluir 40 córregos da cidade, que depois serão transformados em “parques antienchente”. A idéia é que nas margens dos córregos sejam implantados parques lineares, que abriguem atividades de lazer durante parte do ano e, no período de chuvas, atuem como barreiras naturais às águas das chuvas.

A maior parte da verba -R$ 164 milhões- vem do Estado. A prefeitura entrará com R$ 36 milhões.

Foi incluído no programa o córrego do Sapateiro, que abastece o lago do parque Ibirapuera. De acordo com o governador José Serra (PSDB), esse córrego receberá rede de coleta e tratamento de esgoto para acabar com a poluição também do lago.

A prefeitura cuidará da preparação da área antes da entrada das equipes da Sabesp, que farão a limpeza das calhas dos córregos.

Guarulhos

Após lançar o programa, Serra criticou a Prefeitura de Guarulhos, do PT, por causa da poluição do rio Tietê. De acordo com Serra, o esgoto vindo de Guarulhos não é tratado por “uma ação errada da prefeitura”.

A secretária de Energia e Saneamento do Estado, Dilma Pena, afirmou que, se a prefeitura aceitasse transferir para a Sabesp o tratamento do esgoto da cidade, o problema estaria resolvido em três anos.

Porém, segundo ela, a prefeitura preferiu fazer um acordo com a Promotoria para fazer o tratamento somente em 30 anos.

João Roberto Rocha Moraes, superintendente do Saae (Serviço Autônomo de Águas e Esgotos) de Guarulhos, disse aceitar a ajuda.

“Desde 2001 tentamos com a Sabesp exatamente o que o governador disse. Vamos procurar a Sabesp novamente”, afirmou.