Governo inicia processo do piscinão de São Caetano

Diário do Grande ABC - 24/1/2003

sex, 24/01/2003 - 10h17 | Do Portal do Governo

Edital de licitação será publicado hoje; obras começam em abril

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) entregou ontem ao prefeito Luiz Tortorello (PTB), de São Caetano, cópia do edital de licitação pública, que será publicado hoje no Diário Oficial, para construção do piscinão Cerâmica, em São Caetano, na região da avenida Guido Aliberti. A obra vai beneficiar diretamente a construção do Centro Empresarial Cerâmica, que prevê prédios comerciais e residenciais. No encontro, o prefeito também apresentou várias reivindicações ao governador, que prometeu analisar.

O projeto do piscinão foi apresentado durante audiência realizada no Palácio dos Bandeirantes. Também participaram da reunião o secretário de Recursos Hídricos, Mauro Arce, o superintendente do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), Ricardo Daruiz Borsari, e o deputado estadual Marquinho Tortorello (PPS), de São Caetano.

Alckmin disse que o edital prevê a construção de três reservatórios que terão 1,9 quilômetro de extensão e capacidade para armazenar, ao todo, 235 mil m³ de água. A obra, que tem custo estimado de R$ 8,6 milhões, tem prazo de dez meses para conclusão após o seu início, previsto para abril. Segundo o governador, o piscinão deverá reduzir em 15% a vazão de água para o rio Tamanduateí.

O levantamento de duas pontes sobre o ribeirão dos Meninos foram as principais reivindicações apresentadas por Tortorello ao governador. O prefeito também pediu devolução de uma área de 24.695 m² da Fundação Paula Souza para a construção de um centro educacional. O terreno havia sido doado ao Estado pelo município e, segundo o próprio governador, não está sendo totalmente utilizado. ‘Veremos a possibilidade de devolver essa área’, afirmou o governador ao final da audiência, que teve tom de descontração em vário momentos.

Outras reivindicações apresentadas foram parcerias para a ampliação do Fórum de São Caetano e para a execução do projeto de reestruturação do sistema viário do município, obra que também atende aos interesses do Centro Empresarial Cerâmica São Caetano. O prefeito analisou a audiência como ‘boa’, porque o governador já estava ciente dos problemas de São Caetano. ‘Notei que ele vai acompanhar os pedidos com carinho’, disse.

O último pedido de Tortorello foi para que Alckmin convoque o secretário de Turismo, João Carlos Meirelles, para participar da próxima reunião do Consórcio Intermunicipal e discutir projetos que desenvolvam o turismo na região.

O governador se comprometeu a avaliar todos os pedidos de Tortorello. Os processos com as reivindicações apresentadas pelo prefeito foram encaminhados para o secretário Mauro Arce e Ricardo Borsari, para análise.

Regiane Soares, da Redação