Governo estadual iniciou barateamento de remédio

Diário de S. Paulo - São Paulo - Segunda-feira, 15 de novembro de 2004

seg, 15/11/2004 - 20h29 | Do Portal do Governo

A Secretaria Estadual de Saúde foi a primeira do país a conquistar preços mais baixos para os medicamentos usados no tratamento das hepatites virais. O custo da compra das drogas fornecidas pelos laboratórios Roche e Schering-Plough teve redução de até 40%. Essencial para o controle da doença, o interferon, por exemplo, comprado por R$ 712,99 a dose em 2003, foi adquirido neste ano por R$ 538 a unidade – uma diminuição de 24,25%.

A secretaria realizou o sistema de pregão em vez da tradicional licitação para a compra de medicamentos. Nesse procedimento, os laboratórios envolvidos vão diminuindo gradualmente o valor do produto para ganhar a compra. Na licitação, não se sabe os preços praticados, cada laboratório faz uma única oferta, e leva quem faz a menor e que atenda às exigências da secretaria.

Agora, as organizações não-governamentais que reúnem portadores da doença querem que o mesmo seja feito em outras regiões do país. São Paulo também é o único estado em que a aplicação do interferon é feita em postos de saúde ou hospitais. Como isso se tornou um procedimento hospitalar, os planos de saúde foram obrigados a pagar a medicação. Entretanto, muitos ainda se recusam, segundo a ONG HCVida.