Governo estadual inaugura serviço de auxílio para exportadores

A Tribuna - Santos - 14/7/2003

qui, 14/08/2003 - 9h33 | Do Portal do Governo

Empresários poderão tirar dúvidas sobre como negociar seus produtos no exterior

Da Reportagem


A Tribuna – Santos – Quinta-feira, 14 de agosto de 2003

Os empresários paulistas já contam com um serviço gratuito para auxiliá-los em suas operações de exportação. No final da manhã de ontem, o governador Geraldo Alckmin inaugurou o Centro de Atendimento ao Exportador, implantado a partir de uma parceria do Palácio dos Bandeirantes com a Bolsa de Mercadorias & Futuros (BMF). A medida visa aumentar o comércio exterior do Estado, escoado em sua grande maioria pelo Porto de Santos.

Com sede na Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento, na Zona Sul da Capital (às margens da Rodovia dos Imigrantes), o centro irá esclarecer dúvidas da iniciativa privada interessada em chegar ao mercado externo, integrando informações dos órgãos envolvidos no processo de embarque de mercadorias.

Para Alckmin, que fez a primeira consulta na manhã de ontem, o serviço será uma ‘‘ferramenta muito importante’’ para o micro e pequeno empresário que queira exportar. ‘‘Hoje a maneira mais rápida de abrirmos postos de trabalho no Brasil, no momento em que o mercado interno está reprimido é através da exportação’’.

Os interessados podem entrar em contato com a unidade por e-mail (central@exporta.sp.gov.br), pelo site www.exporta.sp.gov.br ou por telefone (011-xx-3272-7374). A central de chamadas, já em funcionamento e pronta para receber 2.500 ligações por mês, pode ser acessada de segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas. Segundo os organizadores, as dúvidas que não forem esclarecidas de imediato, serão enviadas aos órgãos competentes, que enviaram as respostas em até 48 horas.

Outro resultado do serviço será a identificação dos principais problemas enfrentados pelos produtores — para o Estado, fatores que inibem o aumento do comércio internacional de São Paulo. Os obstáculos serão apontados através da análise das dúvidas apresentadas pelos empresários.

O órgão foi implantado a partir da associação do Governo do Estado, que forneceu o local para a instalação, e a BMF, que investiu cerca de R$ 300 mil, no desenvolvimento da central e no treinamento de atendentes. Também tem apoio do Sebrae e do Instituto Brasileiro de Comércio Exterior, que irão fornecer os consultores.

A inauguração do centro de atendimento é a primeira etapa na formação do Centro de Logística de Exportações, programa da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, lançado no último mês de março.