Governo do estado quer criação de órgão voltado aos deficientes nos Municípios

A Voz do Povo/Ilha Solteira

qua, 24/06/2009 - 8h17 | Do Portal do Governo

O Governador José Serra (PSDB) pediu a colaboração dos prefeitos paulistas para garantir acessibilidade total aos cidadãos. Ele solicitou aos prefeitos que criem órgãos para cuidar da questão das pessoas com deficiência, nos mesmos moldes do que fez quando era prefeito da capital e depois quando assumiu o Governo do Estado. “Queria conclamar aos Municípios a criarem uma secretaria, se tiverem tamanho para isso, ou uma coordenadoria, uma comissão, que seja uma pessoa, que esteja ligada no assunto. Porque quando se está ligado no assunto, as coisas saem mais fácil”, disse.

A Prefeitura de Ilha Solteira não possui em seu organograma secretaria, departamento ou setor ligado à causa dos deficientes. A cidade até chegou a criar um Conselho Municipal dos Direitos dos Deficientes, mas ele segue inativo.No Município, a política de acessibilidade aos cidadãos com deficiências se resume a reserva de vagas em estacionamentos e na abertura de rampas de acesso.

O governador garantiu total colaboração da Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que tem como titular a médica e professora Linamara Rizzo Battistella, aos Municípios que quiserem abrir órgãos para cuidar das pessoas com deficiência. “A Linamara está totalmente aberta para isso, disponível para orientação e para se interligar na rede de reabilitação. O que a gente quer é que os Municípios se mobilizem nessa direção” concluiu Serra.