Governo do Estado libera R$ 971 mil para Santas Casas da região de Bauru

Recursos irão auxiliar financeiramente 121 instituições em todo o Estado para compensar déficit com a tabela SUS

ter, 15/03/2011 - 13h00 | Do Portal do Governo

Agência BOM DIA

O Governo do Estado de São Paulo liberou, nesta segunda-feira, R$ 971 mil extras para Santas Casas e hospitais filantrópicos na região de Bauru (veja tabela abaixo).

O Hospital de Base de Bauru, por exemplo, receberá seis parcelas de R$ 185,5 mil – o total repassado ao hospital é R$ 1.113.000. Já o Hospital Amaral Carvalho, de Jaú, receberá seis parcelas de R$ 166 mil, num total de R$ 996 mil.

O anúncio foi feito pelo governador Geraldo Alckmin e o secretário de Estado da Saúde, Giovanni Guido Cerri, durante evento na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

Os recursos são referentes ao programa estadual Pró-Santas Casas, que oferece auxílio mensal fixo para compensar o déficit que essas instituições têm com a tabela de procedimentos do SUS (Sistema Único de Saúde), definida pelo Ministério da Saúde.

No total, 121 instituições no Estado serão beneficiadas pelo programa neste ano com um investimento de R$ 94 milhões. Somente deixarão de receber os recursos os hospitais filantrópicos que tenham pendências com documentos ou prestação de contas. Os valores se referem aos repasses do primeiro semestre de 2011.

As Santas Casas respondem por aproximadamente 55% das internações realizadas na rede pública de saúde paulista. Por isso a Secretaria auxilia constantemente essas unidades com repasses extras.

Para receber recursos do Pró-Santas Casas, as instituições são escolhidas pela Secretaria juntamente com os secretários municipais de saúde. A definição dos hospitais contemplados leva em consideração critérios como existência de mais de 30 leitos, prestação de atendimento regional relevante e situação regular junto a órgãos competentes, como Vigilância Sanitária.

O valor do incentivo repassado a cada instituição está relacionado ao número de habitantes da região a ser atendida. Na maior parte dos casos, 70% dos recursos são pagos pelo Estado e os 30% restantes, pelas prefeituras de cada região. Os R$ 94 milhões se referem ao repasse do tesouro estadual.

“Trata-se de um reforço importante para o caixa dos hospitais filantrópicos, para que eles possam continuar atendendo os pacientes que dependem da rede pública. São Paulo, mais uma vez, reforça o compromisso de apoiar financeiramente instituições que são parceiras do SUS paulista”, diz o secretário de Estado da Saúde de São Paulo, Giovanni Guido Cerri.

Valores mensais repassados pelo Governo do Estado (seis parcelas) para a região de Bauru:

SANTA CASA DE AVARE: R$ 51.999,50
HOSPITAL DE PIRAJU: R$ 50.999,90