Governo do Estado e Prefeitura de Cubatão fazem trabalho integrado para a recuperação da Serra do Mar

Gazeta do Litoral/Praia Grande

qua, 15/04/2009 - 9h44 | Do Portal do Governo

Na ultima quinta-feira, houve uma reunião, em São Paulo, entre os secretários de Estado da Habitação e presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano, Lair Krähenbühl, do Meio Ambiente, Francisco Graziano, e a prefeita de Cubatão, Marcia Rosa. O principal resultado da reunião foi a integração do trabalho entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Cubatão no Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar.

Um dos objetivos da reunião foi apresentar detalhes do programa à nova prefeita de Cubatão. De acordo com o secretário Lair Krähenbühl, todos os projetos para construção de moradias e urbanização dos bairros-cota estão concluídos e em fase de licitação. Lair Krähenbühl disse que encontros entre representantes do Estado e do Município são fundamentais para uma atuação integrada.

A prefeita Marcia Rosa elogiou o programa e mostrou-se satisfeita com o resultado do encontro. Ela assegurou que o Município de Cubatão está disposto a trabalhar com o estado para buscar soluções para os moradores da Serra do Mar e colocou sua equipe técnica à disposição para participar das reuniões propostas pelo secretário Lair Krähenbühl. Durante o encontro, a Prefeita mostrou, também, sua preocupação com as famílias que vivem na região do Grotão da Cachoeira que, segundo ela, estão em área de grande risco.

Participaram do encontro o coordenador do programa, Coronel Eliseu Eclair, o diretor executivo da Agência Metropolitana da Baixada Santista (AGEM), Edmur Mesquita, o diretor técnico da CDHU, João Abukater Neto, a superintendente de Projetos Especiais da Companhia, Maria Tereza Soares Silveira e assessores da prefeita.

Aproveitando a oportunidade, o secretário Lair Krähenbühl anunciou o lançamento de um projeto pioneiro no Estado para a terceira idade em Cubatão, a Vila Dignidade. O município será um dos primeiros a ser contemplado. O projeto será desenvolvido por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Habitação, o Fundo Social de Solideriedade do Estado e a prefeitura. Serão vilas, com 15 a 20 casas, especialmente projetadas para idosos.

As moradias, construídas em pré-moldados, ficarão prontas em menos tempo do que as construções tradicionais. Todos serão adaptados para idosos e a vila terá áreas de convivência com bancos, árvores e opções de lazer para promover convívio e conforto aos moradores.

A prefeitura de Cubatão deve indicar um terreno próximo a equipamentos sociais como postos de saúde e hospitais e selecionar os idosos que serão atendidos. A CDHU construirá as moradias e o Fundo de Solidariedade do Estado coordenará as ações sociais.