Governo do Estado ampliará exportação para criar empregos

A Tribuna - 6/6/2002

qui, 06/06/2002 - 9h58 | Do Portal do Governo

Intenção dos empresários é identificar os problemas do setor

O Governo Estadual formará grupos de trabalho para discutir com o Poder Legislativo e o Governo Federal iniciativas que permitam a ampliação das exportações, segundo o secretário estadual de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ruy Altenfelder. Ontem o governador Geraldo Alckmin e o secretariado receberam os 60 maiores exportadores do Estado, incluindo representantes de Santos, para discutir a ampliação das vendas ao exterior para gerar empregos.

De acordo com Altenfelder, a intenção é levantar os problemas que emperram as exportações e interagir com as outras instâncias do poder público que efetivamente poderão saná-las.

Para apontar as falhas burocráticas e estruturais, o Governo Estadual ouviu ontem dos exportadores os principais problemas que dificultam os negócios. Segundo Altenfelder, 90% das reclamações são de competência de setores ligados a Brasília, sendo que os grupos de trabalho farão gestões para combatê-los.

Entre as principais reclamações apresentadas, Altenfelder cita os reflexos do sistema tributário, com impostos cumulativos, a burocracia alfandegária, e a dificuldade das pequenas empresas para obter financiamento para a exportação. Eles também se queixaram dos custos portuários e do frete internacional.

O governador também falou sobre a regionalização do Porto, lembrando que o maior entrave para a conclusão do processo continua sendo quem vai ficar com a dívida da Codesp. Os empresários reclamaram ainda sobre a dragagem, necessária para o recebimento de grandes cargueiros. ‘São Paulo quer assumir o Porto. O gerenciamento mais próximo do Estado é muito melhor para buscar eficiência, rapidez, resolver problemas’.

Segundo Altenfelder, Alckmin afirmou que continuará investindo na interação das ferrovias com o sistema hidroviário e rodoviário. O governador também disse que já conseguiu recursos para a duplicação da Via Tamoios e a construção do terceiro terminal do Aeroporto de Cumbica e da segunda pista de Viracopos.

Em relação ao financiamento escasso à exportação, Alckmin prometeu a adesão da Nossa Caixa, sendo que exigências como aval, seguro e subsídio serão oferecidos pela Agência de Fomento para o Desenvolvimento do Estado. ‘A linha de crédito deverá ser feita pela Nossa Caixa, que pode ser também uma financiadora de recursos do BNDES’, disse o governador.

O Governo Estadual também se reunirá com o ministro das Relações Exteriores da Itália, Adolfo Urso. Segundo Altenfelder, a idéia é estudar o modelo italiano de exportação, baseado em pequenas e médias empresas com cooperativas de trabalho. Altenfelder afirma que novos encontros serão feitos com os exportadores. De acordo com ele, esta é a quarta vez que o Governo Estadual se reúne com a iniciativa privada para discutir a solução de problemas que emperram a expansão da economia.

Marcelo Eduardo dos Santos