Governo deseja atrair turistas para SP

A Tribuna - Sexta-Feira, 23 de Setembro de 2005

sex, 23/09/2005 - 11h45 | Do Portal do Governo

Da Sucursal

São Paulo tem o maior potencial turístico do País. Com esse slogan, o secretário de Estado do Turismo, Fernando Longo, apresentou ontem, em Praia Grande, a principal estratégia que adotou para fomentar o turismo nos 645 municípios paulistas: agrupá-los em oito macrorregiões, nas quais deverão discutir e implementar ações de maneira que um complemente o outro.

A proposta foi apresentada na abertura do Encontro Regional das Jornadas de Desenvolvimento do Turismo Paulista, que aconteceu no auditório da colônia de férias da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecesp). Conforme o projeto, o Estado foi dividido nas seguintes regiões: Capital Expandida (39 municípios), Centro-Norte Paulista (93), Centro-Oeste Paulista (143), Cuesta-Alto do Paranapanema (79), Entre Rios (139), Estradas e Bandeiras (90), Vertente Oceânica Norte (39) e Vertente Oceânica Sul (23).

Integrada a este último grupo, a Baixada Santista faz parte de uma região composta pelos nove municípios da região — Praia Grande, Santos, São Vicente, Cubatão, Guarujá, Bertioga, Itanhaém, Mongaguá e Peruíbe —, além de Barra do Turvo, Cajati, Cananéia, Eldorado, Iguape, Ilha Comprida, Itariri, Jacupiranga, Juquiá, Miracatu, Pariquera-Açu, Pedro de Toledo, Registro e Sete Barras.

Há três meses em um cargo jamais existente na esfera estadual, o secretário reconheceu que uma falha comum no Estado é a falta de estrutura e capacitação da mão-de-obra.

‘‘São Paulo possui o mais variado potencial turísticos do País, mas precisa melhorar os produtos oferecidos. Para isso serão trabalhadas de forma integrada questões como marketing e qualificação’’. Uma das estratégias adotadas é a formação de delegacias regionais de turismo, que terão 30 estagiários.

O projeto foi dividido em três fases, sendo a primeira composta por seminários e oficinas de mobilização e integração, que deverão mobilizar 3.500 agentes. Na segunda etapa, a ser realizada em outubro, será feita a identificação do produto regional turístico e, na terceira, marcada para novembro, acontecerão os Salões Regionais de Turismo, com exposição, seminários, gastronomia regional, manifestações culturais e venda.

Avanços

Para todas as autoridades presentes, a formação de uma secretaria de Estado específica para o setor do turismo já foi um avanço. Anfitrião do evento, o prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, ressaltou que falta participação da sociedade, não só cobrando melhorias por parte do Poder Público, mas também divulgado o lado positivo da sua região.

No próximo dia 30 Santos e Região Bureau promoverá, na Secretaria de Turismo de Santos, um encontro com a participação de todos os secretários municipais do setor para dar continuidade às discussões iniciadas ontem. Paralelamente, a Escola Técnica Estadual de Mongaguá realiza na segunda-feira, no Centro Cultural Raul Cortez, a 1ª Semana do Turismo.

Prefeito de Mongaguá e presidente do Conselho de Desenvolvimento Metropolitano da Baixada Santista (Condesb), Artur Parada Prócida recordou que a união dos nove prefeitos da região trouxe vitórias conjuntas, como as obras de saneamento que serão promovidas pelo Estado.