Governo de SP incentiva plantio de trigo

Valor - Terça-feira, 30 de agosto de 2005

ter, 30/08/2005 - 10h57 | Do Portal do Governo

Mônica Scaramuzzo

O governo paulista prepara-se para estimular o plantio de trigo no Estado, em uma tentativa de reativar a produção local. O secretário da Agricultura de São Paulo, Duarte Nogueira, disse ao Valor que os produtores paulistas deverão aumentar a produção de sementes de trigo e incrementar a área plantada dos cerca de 50 mil hectares para 400 mil hectares nos próximos cinco anos.

Segundo o secretário, as regiões de Assis, Itapeva e Avaré – tradicionais produtoras de trigo no Estado – têm condições de ampliar a área com a cultura. ‘A área com trigo também pode avançar em regiões degradadas no sudoeste’, disse Duarte Nogueira. Hoje, o Estado produz cerca de 60 mil sacas de sementes de trigo, o que representa metade da demanda do Estado. A produção poderá crescer para cerca de 1,2 milhão de toneladas de trigo nos próximos cinco anos, com uma produtividade média de 3 mil quilos de trigo por hectare.

A secretaria vai divulgar hoje que a área plantada e a produção de trigo no Estado deve crescer 20% neste ano. Na safra passada, a área plantada em São Paulo ficou em 54 mil hectares, com uma produção de 150 mil toneladas.

As apostas no trigo como alternativa à produção estadual de inverno ocorrem em um momento em que o governo paulista poderá aprovar o projeto de lei número 318, de 2005, de autoria do governador Geraldo Alckmin, que isenta de ICMS as operações com trigo em grão, farinha de trigo, e produtos derivados (pão francês, bolachas não recheadas e macarrão), hoje em 7%, no Estado. A expectativa é de que a Assembléia Legislativa aprove o projeto ainda hoje durante uma sessão extraordinária. Antes da votação, deverá ser realizada uma audiência pública na própria Assembléia Legislativa.

As indústrias moageiras paulistas acreditam que a isenção do ICMS no Estado deverá dar maior competitividade aos moinhos. São Paulo tem hoje 19 indústrias de um total de 190 em todo país. O processamento no Estado é de 2,3 milhões de toneladas por ano, dos quais um terço da matéria-prima vem de outros Estados produtores, principalmente do Sul do país, e da Argentina.

‘A capacidade ociosa está em mais de 50% nos moinhos paulistas. Se o projeto de lei for aprovado, vamos aumentar nossa capacidade de produção e podemos fazer contratações’, disse Luiz Martins, presidente do Sindicato da Indústria do Trigo do Estado de São Paulo (Sindustrigo). Martins também lembra que a isenção do ICMS deverá corrigir distorções decorrentes da guerra fiscal entre os Estados.

O país consume aproximadamente 9,3 milhões de toneladas de trigo por ano, para uma produção estimada em menos de 5 milhões de toneladas na atual safra de inverno por conta do clima seco, sobretudo no Sul do país.

Ricardo Ferraz, diretor da Sindustrigo, informou que as indústrias estão dispostas a incentivar o setor produtivo a aumentar a produção, com a promoção de reuniões sobre manejo.