Governo de São Paulo lança portal Cidadão.SP

Gazeta Mercantil - São Paulo - Quinta-feira, 21 de outubro de 2004

qui, 21/10/2004 - 9h48 | Do Portal do Governo

O governo de São Paulo decidiu agrupar em um único endereço eletrônico serviços e informações prestados pela administração estadual e lançou, ontem, seu portal Cidadão.SP (www.cidadao.sp.gov.br). Já estão incluídos no portal mais de 300 serviços. O governo pretende atualizar e aperfeiçoar constantemente o portal, de acordo com novas ofertas de serviços, conteúdos e tecnologia. O governador Geraldo Alckmin inaugurou, ontem, também, as novas instalações do e-poupatempo.

O portal Cidadão.SP, segundo o governo, utiliza o conceito de ‘linha da vida’, em que os serviços oferecidos são organizados de acordo com os eventos da vida das pessoas e não a partir de determinações burocráticas. Ou seja, a organização dos serviços deixa de ser definida com base na estrutura administrativa do Estado e passa a ser apresentada em função das necessidades do cidadão. Entre os tópicos do menu principal do Cidadão.SP estão Meus filhos, Meus documentos, Recorrendo à polícia, Meu carro, Cuidando da Saúde, e Garantindo meus direitos.

O e-poupatempo é um programa inaugurado em setembro de 2002, por meio do qual o cidadão tem acesso aos serviços públicos disponíveis na internet em computadores instalados na própria sala de atendimento do Poupatempo, acompanhado e orientado por funcionários. ‘O e-poupatempo busca levar para o meio eletrônico o padrão de atendimento presencial prestado nos Postos Poupatempo’, diz Daniel Annenberg, Superintendente do Poupatempo.

As novas instalações do e-poupatempo, sala de atendimento e Laboratório de Interação Homem-Computador, foram patrocinadas pela norte-americana Intel, que trouxe mais duas novidades ao programa: as salas e-educação e e-interatividade. ‘O projeto faz parte da estratégia da Intel de incentivar iniciativas de inclusão digital e social e de governo eletrônico. Nossa visão é de que o projeto e-poupatempo, que incentiva o cidadão a utilizar os serviços públicos eletrônicos, colabora para essa estratégia e vai além, ao implementar o Laboratório de Interação Homem-Computador’, afirma David Hite, Diretor Regional da Intel para a América Latina.