Governo dá emprego a 152 adolescentes da Febem

Jornal da Tarde - 24/10/2003

sex, 24/10/2003 - 9h13 | Do Portal do Governo

Eles receberam ontem o certificado da Fundação Bradesco e monitorarão cursos informática da rede pública

Rita Magalhães


O governador Geraldo Alckmin anunciou ontem a contratação inédita de 152 adolescentes infratores da Febem, que vão atuar como monitores de informática nas escolas da rede pública estadual. A divulgação foi feita durante a entrega do certificado do curso de informática, do programa de Educação para Inclusão Social e Profissional, ministrado pela Fundação Bradesco.

Acompanhado do secretário Estadual da Educação, Gabriel Chalita, e dos diretores-presidentes da Fundação Bradesco e Banco Bradesco – João Carielo de Moraes Filho e Arnaldo Alves Vieira, respectivamente – Alckmin fez questão de entregar o certificado e apertar a mão de cada interno.

A cerimônia descontraída teve tom de festa. Aplausos, assobios e até torcida organizada de familiares e professores para os formandos. Duas adolescentes foram premiadas com um beijo de Geraldo Alckmin, que mostrava no sorriso a satisfação com o evento.

Segundo o governador, dos 152 adolescentes, 52 já foram desinternados e estão empregados. Os outros 100 deverão começar a trabalhar assim que alcançarem a liberdade. Inicialmente, o contrato é de um estágio de 12 meses e a remuneração, de um salário mínimo (R$ 240). Os contratos poderão ser prorrogados, de acordo com o desempenho e a adaptação do adolescente. O governador afirmou que as oportunidade de emprego não param por aí. Ele afirmou que só a rede McDonald’s abriu mil vagas para os infratores da Febem.

“O aspecto principal é dar ao jovem uma segunda chance. É dar a ele a certeza de ao sair da Febem terá qualificação profissional para disputar o mercado de trabalho. De que ele pode sair com certificado e carteira assinada ”, afirmou.

O programa da Fundação Bradesco alcança apenas as 21 unidades da capital. Mas o objetivo é que o projeto se estenda e atinja as 79 unidades do Estado. “Uma das grandes preocupações que a Febem deve ter é a de por fim à reincidência. Não queremos que os adolescentes saiam e voltem para a Febem, ou que saiam da Febem e vão para o sistema penitenciário. A reincidência vem caindo, mas ainda é significativa. Hoje 19% dos adolescentes que ganham liberdade, voltam à Febem”, disse Chalita.

Escolhido como o orador da turma, o adolescente A.L.S., agradeceu por “ter um emprego”.

O vice-presidente da Febem, Sérgio Kobayashi, pediu demissão na noite de quarta-feira. A fundação informou ontem que motivo da saída foi um desentendimento com o secretário de Educação, Gabriel Chalita.