Governo dá continuidade à desativação do Carandiru

Jornal da Tarde - São Paulo - Segunda-feira, 21 de março de 2005

seg, 21/03/2005 - 8h43 | Do Portal do Governo

Bruno Paes Manso

Três anos depois da implosão de três dos sete pavilhões da Complexo Penitenciário do Carandiru, que marcou a desativação da Casa de Detenção em 2002, o Governo do Estado vai implodir em junho outros dois pavilhões e iniciar a reforma nos dois últimos pavilhões que continuarão de pé. A idéia é levar uma escola técnica, um centro de informática, uma escola de cultura e de saúde para os dois antigos pavilhões.

As ações fazem parte da terceira fase do projeto do Parque da Juventude, que há dois anos já funciona no endereço da antiga penitenciária. Na fase inicial da obra, feita no primeiro semestre de 2003, foram construídas dez quadras poliesportivas e uma pista de skate. Na segunda fase, encerrada em setembro do ano passado, as reformas se concentraram no paisagismo para uma área de cerca de 80 mil m2. Ambas custaram ao Governo R$ 13,5 milhões.

A última fase é a mais ambiciosa. Depois da implosão dos antigos pavilhões 2 e 5, o governo pretende reformar os pavilhões 4 e 7. No 4 haverá um centro de informática e no 7, a idéia é fazer uma escola com cursos voltados para quatro áreas culturais: música, restauração, dança e artes cênicas.