Governo cria 3 mil novas vagas em penitenciárias

Diário de S.Paulo - Terça-feira, 14 de junho de 2005

ter, 14/06/2005 - 10h41 | Do Portal do Governo

Alckmin encaminhou projeto de lei para a Assembléia
Legislativa pedindo novos agentes de escolta e vigilância penitenciária. Salário é de R$ 918,16

O governador Geraldo Alckmin anunciou ontem a abertura de 3 mil vagas na secretaria de Administração Penitenciária. Por meio de projeto de lei enviado à Assembléia Legislativa, Alckmin pede o aumento do efetivo de agente de escolta e vigilância penitenciária. O texto vai tramitar em regime de urgência, o que significa que em 45 dias deve ser colocado na ordem do dia na Assembléia. Após a aprovação e sanção, o Governo deve apresentar o edital com as regras da disputa.
A distribuição detalhada das vagas ainda não foi anunciada. O Governo adianta apenas que 1.086 serão alocados em unidades já em construção. O Estado pretente criar 13 mil novas vagas para presos, aliviando a lotação nos Distritos Policiais – e as outras 1.914 em penitenciárias já existentes. O salário inicial do cargo é de R$ 918,16 mensais. As tarefas do agente de escolta e do vigilante penitenciário são acompanhar e guardar os presos durante o transporte externo, além de fazer a segurança das unidades prisionais contra fugas e rebeliões. A contratação de 3 mil novos servidores tem como onjetivo liberar a Polícia Militar dessas tarefas reforçando o efetivo nas ruas.

Agente de segurança

O Governo deve anunciar em breve as regras de realização do concurso para agente penitenciário, anunciado em março. São 1.813 vagas para agente de segurança e outras 107 para agente de escolta e vigilância penitenciária — esses cargos estão vagos por motivos de aposentadoria, demissão ou morte dos servidores.