Governo compra 4 prédios no Centro

Jornal da Tarde - Sexta-feira, dia 22 de setembro de 2006

sex, 22/09/2006 - 12h10 | Do Portal do Governo

Edifícios vão abrigar secretarias

Lentamente, o projeto de revitalização do Centro Histórico de São Paulo avança mais um passo. O governo do Estado comprou quatro prédios do Santander Banespa na região do Centro Velho da Capital, para onde pretende transferir secretarias e órgãos públicos. O valor dos edifícios é de R$ 17,06 milhões, a serem pagos em 120 parcelas.

Ontem, foi assinado protocolo do negócio entre o governador Cláudio Lembo (PFL) e o presidente do Santander Banespa, Gabriel Jaramillo. São 28 mil metros quadrados de área que estão sendo adquiridos pela administração estadual em quatro imóveis nas ruas Boa Vista, João Brícola e Álvares Penteado. Nesses locais serão transferidas as secretarias de Recursos Hídricos, Ciências e Tecnologia, Planejamento, Desenvolvimento Social, além da Defensoria Pública, o Instituto de Cartografia do Estado e o escritório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). ‘Quero investir também para levar uma representação do Itamaraty’, disse Lembo.

‘Temos num dos prédios um museu que retrata a evolução econômica do Estado, assim como uma biblioteca aberta ao público. Por isso, entendemos o interesse do governo. Não estamos deixando o Centro. Vamos centralizar operações em quatro centros administrativos na Zona Sul’, explicou Jaramillo, da instituição bancária.

A revitalização começou com a festa de 450 anos da Cidade, em 2003. O projeto tem como objetivo transformar essa área da Cidade em uma região viva à noite e aos finais de semana. Exatamente como foi feito com o Centro Histórico da Cidade do México, maior conjunto histórico-artístico das Américas, declarado patrimônio da Humanidade pela Unesco. ‘Estamos formando o centro administrativo do governo. Temos 1.200 funcionários nessa região. Com a aquisição desses edifícios, e prazo de 10 anos para pagar, haverá economia de aluguel de R$ 30 mil por mês’, disse o governador Cláudio Lembo.