Governo aposta no ecoturismo para alavancar Vale do Ribeira

Gazeta Mercantil - 31/3/2002

seg, 31/03/2003 - 9h48 | Do Portal do Governo

Wagner Oliveira, de São Paulo


Fruticultura e produção de flores também geram riqueza na região

Ecoturismo. Esta é uma das saídas apontadas pelo governo estadual para o desenvolvimento econômico do Vale do Ribeira, considerada a mais carente do estado em relação a índices socioeconômicos. A exploração do turismo ecológico e rural foi um dos assunto discutidos na última sexta-feira no fórum que reuniu secretários, empreendedores e o governador Geraldo Alckmin em Registro, cidade-pólo da região.

O secretário da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, João Carlos de Souza Meirelles, coordenador do evento, ressaltou que serão convergidas as diretrizes do governo para o desenvolvimento da região. ‘O que o Vale precisa é desenvolvimento econômico que gere trabalho e renda e, portanto, que crie oportunidades para todos. Este é o foco da convergência’, esclareceu.

De acordo com ele, o governador Geraldo Alckmin tem uma visão muito clara para o desenvolvimento da região, aproveitando, sobretudo, as vantagens naturais que a região tem, com um beleza natural incontestável, que incluem acidentes geográficos, cavernas, rios, matas e trilhas.

Meirelles destacou que é preciso ampliar a possibilidade de exploração dos turismos ecológico e rural. Ele ainda observou que o Vale do Ribeira é uma das raras regiões do estado que tem em sua geografia orla marítima.

‘Dá também para conjugar isto, com o turismo de pesca amadora, de lazer de alto nível, que pode ser desenvolvido em toda a região’, afirmou.

Outros pontos econômicos abordados pelo secretário foram a produção de fruticultura, de palmitos, e a mais recente conquista: a produção de flores de altíssima qualidade, como de antúrio para exportação.

Por ser considerada uma região de preservação ambiental, o Vale do Ribeira tem dificuldades em atrair empresas e indústrias. ‘Nós vamos atuar no sentido de desenvolvimento, e não no impedimento, ou seja o meio ambiente como instrumento de viabilização da sustentabilidade da natureza como um instrumento de trabalho e renda’.

Para impulsionar o ecoturismo, o governo anunciou a recuperação de duas importantes estradas da região. As obras estarão concluídas em um prazo de 60 dias, pelo Programa Melhor Caminho do Governo do Estado. A primeira liga São Miguel Arcanjo a Sete Barras e a outra Apiaí a Pindorama.

O Secretário da Agricultura, Duarte Nogueira, informou que são 75 quilômetros restaurados sem nenhum impacto ambiental. ‘São estradas que ajudam a impulsionar o turismo, o que gera postos de trabalho na área de serviço.’

O governo estadual investiu R$ 200 milhões na região do Vale do Ribeira nos últimos 20 meses. A informação foi dada pelo governador Geraldo Alckmin durante a realização do Fórum São Paulo: Governo Presente. ‘Estamos fazendo um grande esforço para o desenvolvimento e vamos fazer mais. Queremos trabalhar junto com os prefeitos, com a iniciativa privada e com a sociedade. Assim nós erramos menos e acertamos mais’, afirmou.

Alckmin informou que o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da região vem crescendo nos últimos anos. O governador citou algumas novidades que serão implantadas na região, como a ampliação do Programa Renda Cidadã, para atender mais famílias de baixa renda. ‘Serão 400 famílias a mais da região que serão beneficiadas pelo Renda Cidadã.’

Alckmin anunciou também a criação do primeiro campus da Unesp no Vale do Ribeira. A nova unidade terá 40 vagas no curso de Agronomia. ‘É um curso voltado à realidade e ao desenvolvimento da região’, analisou. Ele informou que novos cursos poderão ser implantados futuramente.

Segundo o governador, a Educação deve estar em primeiro lugar quando se discute desenvolvimento. ‘Estamos fazendo um esforço conjunto na melhoria dos ensinos fundamental, médio, técnico e tecnológico. E anúncio histórico, pois agora a universidade pública também chega à região’, afirmou.

Almir Álvares Pereira, integrante do Consórcio Integrado de Desenvolvimento do Vale do Ribeira (Codivar), disse que o Vale do Ribeira vive nova fase. ‘Estamos dando este primeiro passo para que possamos melhorar o nosso Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)’, disse.